quarta-feira, 23 de abril de 2008

Consumo Consciente

imagem: Corbis
A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra.


Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Esta situação já é refletida, por exemplo, no acesso irregular à água de boa qualidade em várias partes do mundo, na poluição dos grandes centros urbanos e no aquecimento global.

Não é preciso dizer que esta situação pode dificultar a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo.

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as conseqüências positivas deste ato não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza. O consumidor consciente também busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.

O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento sócio-ambiental.

Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Fonte:
Akatu
Você é um consumidor consciente?

29 comentários:

Anônimo disse...

Para nós o consumo consciente é procurar saber as consequencias do consumo na sustentabilidade do meio ambiente,no respeito à qualidade de vida.
É quando nós buscamos a melhor relação entre preço,qualidade e atitude social em produtos e serviço oferecido no mercado.É atuar de forma construtiva junto ás empresas para que elas aprimorem seus processos e suas relações com a sociedade.
Nós achamos muito legal a atitude da escola em transformar óleo de cozinha usado em sabão.
Juntos, vamos mobilizar outros consumidores para a prática do consumo consciente.
Isabela, Jéssica

Anônimo disse...

Eu acho que é uma analise do impacto das consequencias do consumo do meio ambiente e denvolvimento da sociedade.
Raquel.

Anônimo disse...

Para mim o consumo consciente é um consumidor que tem consciencia do que esta fazendo por exemplo:quando um consumidor valoriza e divulga empresas que procuram ser socialmente responsaveis.
Wesley Oliveira

Anônimo disse...

Na minha opinião consumo consciente é uma coisa que todos nós podemos fazer para a melhora do mundo:como fazer sabão com oléo, trocar o carro de gasolina para o de alcool,não usar sacolinhas plástica porque demora a se decompor,ecomomizar água pois em alguns lugares falta água e economizar também energia.
Paloma 1ºB

Anônimo disse...

Consumir com consciência é saber economizar e conscientizar o próximo a reduzir gastos.
Elizângela 1ºB

Anônimo disse...

Consumo consciente é ter consciência do consumo no respeito ao meio ambiente e no desenvolvimento junto da sociedade.
Karine 1ºB

Anônimo disse...

E você Leandro, é um consumidor consciente? Ou não?

Anônimo disse...

Para mim consuno consciente é uma coisa que todos nós podemos fazer para melhorar o mundo, de várias maneiras, como por exemplo: reutilizar o óleo para fazer sabão.
Todos nós temos o dever de buscar o melhor para o nosso país.

Bruna 1ºB

Anônimo disse...

No dia 28 de abril a profª Rosa nos explicou sobre consumo consciente, e aprendemos que há vários modos de praticar o consumo consciente, por exemplo: economizando água, reutilizando a água da chuva como a nossa escola está fazendo, reutilizando o óleo que não iremos mais usar, para fazer sabão e reciclando plásticos, papéis, metais e vidros diminuindo assim a quantidade de lixos nos aterros sanitários.

Anônimo disse...

Consumo consciente é quando consumimo s,só que com responsabilidade, não pensando só em nós mesmos, mas também nas outras pessoas.
Andressa, Pâmela. 1ºB

Anônimo disse...

Nós achamos que consumo consciente é ter consciência nas atitudes do dia - a - dia. Como por exemplo: reutilizar o óleo para fazer sabão, reduzir gastos , etc.

Caroline, Mariana 1ºB

Anônimo disse...

Consumo consiente é o impacto das consequências o consumo na sustentação do meio ambiente no respeito à qualidade de vida pessoal.
Wesley Miranda, Edmilson 1ºB

Leandro disse...

Olá a todos!!!

Adorei ver tudo isso aqui!! Fantástico... é este tipo de atitude que eu queria provocar em todos vocês. Pensar a respeito do assunto e escrever sobre ele.

Um grande parabéns a todos!!!

Em minha humilde opinião consumo consciente é tudo isso que vocês colocaram aqui.

Alguém me perguntou se sou um consumidor consciente... Acredito que sim, pois tenho consciência dos meus atos perante todos e ao meio ambiente.
Mas ainda tenho muito que aprender e consumir somente coisas ecologicamente corretas. É um apendizado diário.
Não troco de celular só porque apareceu um mais bonitinho e cheio de coisinhas... mas ainda me pego muitas vezes trazendo sacolinhas de supermercado para casa... mas para mim o mais importante é ver a atitude e reconhecer se foi correto ou não.. se não foi, repensar e tentar corrigir o erro.

Um grande abraço a todos e meus parabéns.

Leandro

Anônimo disse...

Precisamos economizar e ter consciência ao usar a àgua.por exemplo:eu costumo pertubar minha mãe querida para economizar a àgua,seja na hora de lavar a louça ou na hora de limpar o quintal.

Anônimo disse...

Na minha opiniao eu posso ajudar economizando àgua corrigindo as pessoas,e nao jogar lixo no chao,nao jogar resto de òleo no solo.

Anônimo disse...

Moro no Recanto dos Eucaliptos,onde tem muitas chacaras e é fundamental quee as pessoas respeitem o lugar,economizando àgua,fazendo coleta de lixo,quando formos usar a àgua,economizar quando for tomar banho,lavara louça e etc...vamos economizar a àgua no nosso dia-a -dia ,pois um dia ela pode acabar.

Anônimo disse...

Eu acho que poderia fazer economizando água,não jogando óleo no esgoto porque polui em cerca de 1 milhão de litros d'agua ou seja muita,não jogar lixo nos rios ,lagos,praias e etc...

Anônimo disse...

Leandro nós da escola,tinhamos muito interesse em postar no blog,só que muita gente não tinha acesso a internet e agora a professora Rosa está fazendo o possivel para que todos tenham acesso a este blog.
abraços.

Anônimo disse...

Pra colaborar com o projeto e ajudar a melhorar o mundo,vou participar do projeto com afinco,colaborar e ajudar.
pois se cada um fizer um pouco juntos podemos mudar o mundo.

Anônimo disse...

oi professora Rosa,hoje estou aqui para falar que estou muito contente de participar do projeto ambiental mão na terra.estou muito ligada para conscientizar as pessoas do impacto ambiental.
pois temos que ajudar na reciclagem de lixo, utilizar nossa àgua com consciencia.
vamos lá!vamos todos participar!

Anônimo disse...

Consumo consciente para mim é consumir somente coisas ecologicamentes corretas.É ter consciência do que se faz.
Por exemplo:ao invés de jogarmos óleo na pia, como muitas pessoas fazem, podemos utilizar ele para fazer sabão, sssim como a escola vai fazer agora.Isso e muitas outras coisas.

Adriana 2ºA

Anônimo disse...

oiii

professora pra mim consumo consiente é vc ter a consciência de que no futuro muitas pessoas irão prescisar daquela pequena porção de água que vc esbanjou ou daquela àrvore que vc cortou pra consequir sobreviver no futuro.
Bom eu sinceramente acho que o blog tem uma enorme importância pois é aqui que podemos ver e comentar sobre assuntos de grande impotância para o futuro de muitas pessoas.


Ass: emiliane 1°D

Anônimo disse...

A consciencia tem um preço,a qual todo mundo concorda em pagar,jà que aparenta ser mais elevado do que se gostaria.Hoje muitas questoes,sobretudo as ecnlógicas e ambientais perpassam pelo seu despertar,nem sempre aceito com tanta protidão quanto necessario
Criar uma nova cultura que abra espaço para a quanlidade e uma vida sustentavel ainda parece distante
O Consumo consciente ou sustentável é uma conceito bem mais aberto,que hoje está além da direção da economia dos direitos do consumidor e da reciclagem de lixo "O consumidor tem poder pode e deve usá-lo em benefício de uma sociedade mais sustentável.Ele parte da forma se tornar um CONSUMIDOR CONSCIENTE........

RENATA OLIVEIRA DINORÁ

Anônimo disse...


Hoje a boa noícia é que a consciência ambientalista evoluiu e se popularizou,passando a fazer pate da vida cotidiana.Hoje em boa parte dos países não se pode fazer grandes obras sem medir o impacto ambiental.Não é preciso viver isolado como no tempo das cavernas, o consumo sustentável não propõe uma volta ao tempo,mas uma opção para uma sociedade economicamente equilibrada, com energia renovável e racionalização no uso de recursos naturais...
É só isso mesmo que queria falar,e espero que cada um faça algo para evitar os impactos ambientais...

Anônimo disse...

Consumo consciente:é ter consciencia daquilo que adquire,"NECESSÁRIAMENTE",e sem muita "AMBIÇÃO";ou seja,sem ultrapassar os limites não-necessário.
ter um uso CORRETO, e saber administrar seus consumos na ATUALIDADE DO DIA-A-DIA!

Anônimo disse...

É o resultado de uma analise para juntar consumidores consientes.É ter noção do que faz sem prejudicar o meio ambiente.

Anônimo disse...

Consumo consciente é o resultado da análise do impacto e das consequências do consumo na sustentabilidade do meio ambiente, no respeito à qualidade de vida individual e coletiva e no desenvolvimente justo da sociedade.

Anônimo disse...

é o resultado da análise do impacto e das consequências do consumo na sustentabilidade do meio ambiente, no respeito á qualidade de vida individual e coletiva e no desenvolvimento justo da sociedade ou seja consumir mais e ter limites de consumo.

Anônimo disse...

ola galera vo postar pra vocês uma coisa muito interessante.
Reciclagem do lixo
A melhor forma de reciclar é da o que você não quer mais para alguém que precisa. Outra forma é certificar-se de que o que pode ser reciclado seja separado do lixo comum.
No Brasil, a reciclagem das embalagens é de: plastticos 17%
papel/papelão, de 43% a 73%
latas de aço de 45% a 78%
vidro 445 e aluminio 87%
então pense nisso e vamos reciclar