terça-feira, 15 de abril de 2008

Dia Nacional da Conservação do Solo

Imagem: Corbis

A Lei n° 7.876, de 13 de novembro de 1989, institui o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser comemorado, em todo o País, no dia 15 de abril de cada ano.
Este dia é dedicado para reflexão sobre a conservação dos solos e sobre a necessidade de utilizarmos corretamente este recurso natural e, assim, viabilizarmos a manutenção e mesmo melhoria de sua capacidade produtiva, única forma de aumentarmos de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental.
A degradação do solo pode ocorrer por meio da desertificação, uso de tecnologias inadequadas, falta de conservação, destruição da vegetação nele encontrado pelo desmatamento ou pelas queimadas.
A contaminação dos solos dá-se principalmente por resíduos sólidos, líquidos e gasosos, águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos, efluentes provenientes de atividades agrícolas, etc.
Assim, pode-se concluir que a contaminação do solo ocorrerá sempre que houver adição de compostos ao solo, modificando suas características naturais e as suas utilizações, produzindo efeitos negativos.
Saiba mais:
Ambiente Brasil
IBGE
Embrapa

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara Profª Rosa,

Ao viajar na internet, acabei por descobrir este blog ambiental. Achei o projeto muito interessante e jamais imaginei que um projeto tão consistente saísse de uma escola pública (pois sabe-se que esta não possui tantos recursos). Isso anima, é a esperança de um futuro melhor. Educação não é apenas ler, copiar textos e fazer continhas. Educação é muito mais do que isso. Como a senhora mostra no projeto, educação é consciência em todos os sentidos. Parabéns! Vou continuar acompanhando o trabalho e o envolvimento de todos vocês.
Votos de sucesso.
J.H.Martins.

Anônimo disse...


Esse projeto é muito importante
para a conscientização da população em geral!!!

Muitas pessoas pensam que Escola Pública não ensina praticamente nada e que seus alunos não são inteligentes o bastante para trabalharem em grupo, ou em um projeto desse tipo...
Mas isso não é verdade, Nós somos CAPAZES de realizarmos grandes projetos, como esse por exemplo que vem sendo desenvolvido pelos alunos da nossa escola!!!
Um projeto maravilhoso por sinal!!!
Edson E Luana 3ºano A Dinorá Pereira - Putim SJC

Anônimo disse...

Olá J.H.Martins,
A escola pública é realmente uma caixinha de surpresas porque quando professores criativos encontram alunos sonhadores a equação fica mais agradável de ser resolvida. O sonho mais a criação contribuem para a organização de um Mundo melhor- desejo de todos nós. Estamos abertos à sugestões.

Professora BASSI