terça-feira, 22 de abril de 2008

Earth Day

Imagem: eco-libris

Dia da Terra

Olá a todos!

Hoje é o Dia da Terra.

Desde 1970, os norte-americanos comemoram o Dia da Terra. A data foi criada pelo senador Gaylord Nelson, que realizou, na ocasião, o primeiro protesto contra a poluição, nos EUA. A partir da década de 90, a proposta começou a se disseminar pelo mundo e, hoje, várias iniciativas isoladas aproveitam o dia 22 de abril para pensar sobre as principais demandas do planeta.
Fonte: www.planetasustentavel.com.br

Fica a pergunta para pensarmos.... O que você deu de presente para este planeta hoje?

Abraços e Mão na Terra!!!

Leandro

3 comentários:

Rosa Sousa disse...

Oi gente... Ótimo post... Bem lembrado! O Dia da terra é considerado uma das datas mais importantes do calendário ambientalista. É um momento de reflexão sobre a maneira como tratamos o meio ambiente e as conseqüências dessa relação que estão evidentes em várias partes do planeta: furacões, enchentes, seca, aumento da temperatura...
E, só pensar nessas questões não adianta, o momento exige ação! Precisamos nos mobilizar e fazer algo urgente. Sensibilização para uma atitude de respeito, cuidado, dedicação com toda vida existente no planeta. E ações simples no dia a dia, começando em casa, entendendo o que é uma atitude certa e uma atitude errada faz a diferença...
- Usar uma sacola de tecido para fazer as próximas compras, ou se receber sacolas plásticas no supermercado, reutiliza-las na próxima ida às compras, e, quando elas forem acabando, verifique se no bairro onde você mora têm um programa de reciclagem.
- Não jogar fora tantas folhas do caderno. O papel exige uma surpreendente quantidade de energia e madeira para ser produzido, e boa parte dele acaba no lixo cedo demais.
- O óleo de cozinha pode ser reciclado Eu faço sabão com ele!
Pois não adianta um numero pequeno de pessoas se dispor a reciclar, pois o planeta já está quase atingindo um ponto em que será impossível controlar a reversão da situação ambiental para os níveis adequados à sobrevivência confortável, não só nossa, mas de tantas outras espécies.
É preciso mobilização, envolvimento, informação, sobretudo, educação!!!

Rosa Sousa disse...

Sabe que o refugo daquilo que usamos (lixo) é um dos problemas mais graves enfrentados pela população mundial na atualidade, e que a reciclagem tem ajudado - e muito - na melhoria não só ambiental como também social.
O óleo de cozinha jogado no ralo da pia, é altamente prejudicial ao meio ambiente, ainda provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento. Existe uma estimativa que 1 litro de óleo de cozinha polui 1 MILHÃO DE LITROS de água, que equivale ao consumo de um ser humano por 14 anos
Vamos transformar o óleo velho em sabão?
Quem ajuda?

Anônimo disse...

FALA PESSOAL!!!
Aqui venho para poder deixar meu comentário sobre esta grande ação que está sendo realizada...
Reutilizar o óleo para poder fazer sabão, além de contribuir para a preservação do meio ambiente ajudará nas despesas com a formatura e ainda despertará nos alunos uma atitude saudável com relação à cidadania e à economia doméstica.
Contamos com a contribuição da senhora Elza, mãe do nosso colega Edson que nos acompanhará na fabricação do produto -o sabão. É a participação da comunidade na escola.
Todos trabalhando para um Mundo melhor...
Nós do 3ºano, agradecemos e contamos com a doação do óleo usado, obrigado a todos.
Andaina- 3ºano Ensino Médio