quarta-feira, 9 de abril de 2008

Respeito à natureza

Imagem: L.Fraceto
Olá a todos!

No domingo que passou tive uma experiência muito bacana. Fui visitar a Fazenda Guirra em São Francisco Xavier, do Sr. Carlos Abe. O Sr. Carlos e a Fazenda Guirra são referências nacinal no cultivo de cogumelos.
Hoje a principal atividade da fazenda é a produção de um tipo de cogumelo utilizado como complemento alimentar.
Mas não é exatamente sobre cogumelos que quero falar aqui.
O mais interessante foi conhecer uma parte do processo da fazenda e o reaproveitamento que eles conseguiram.
Pela conversa que tive com o Sr. Carlos, hoje, o desperdício de todo seu processo de produção de shitake está em 20%... detalhe... estes 20% são de fumaça... é isso mesmo... de todo o processo produtivo, o que ele perde é 20% de fumaça, pois até mesmo os outros 80% da fumaça ele consegue aproveitar...
Eles desenvolveram um médoto de trabalho onde tudo é aproveitado... vamos lá.
Basicamente, ele planta eucaliptos que é utilizado para o cultivo do cogumelo. Para isso são utilizados pedaços de troncos de um tamanho padrão onde o fungo é colocado e irá produzir os cogumelos. Desta limpeza dos troncos do eucalipto sobram bastante madeira. Com uma parte desta madeira são fabricados cabos de ferramentas que também são comercializados.
O restante dos galhos é queimado, mas já chegamos lá...
Durante o processo de cultivo do cogumelo, o tronco utilizado vai apodrecendo na natureza... e que natureza... hoje a fazenda conta com 80% de sua área com mata nativa e de proteção ambiental.
Bem o que sobra de material do cultivo de cogumelo e da limpeza do eucalipto citado acima, é queimado... mas pasmem... a fumaça deste processo de queima também é aproveitada.
O Sr. Carlos desenvolveu um processo onde ele transforma fumaça normal em fumaça líquida e este líquido é engarrafado e utilizado na industria alimentícia e no cultivo de lavouras. As cinzas também são utilizadas na lavoura... tendo com isso um desperdício de somente 20% de fumaça em todo o processo produtivo...
Achei impressionante todo o processo que o Sr. Carlos desenvolveu aproveitando o máximo de seu processo produtivo e causando o mínimo de impacto na natureza.
Isso tudo não aconteceu em um passe de mágica... demandou muito estudo do Sr. Carlos e hoje ele colhe os frutos de sua dedicação e trabalho se tornando um grande exportador de cogumelos e referência nacional sobre o assunto.

Parabéns Sr. Carlos!

Esta foi minha experiência, e qual foi a sua???

Um grande abraço.

Mãos na Terra a todos!!!

6 comentários:

Leandro disse...

Caros,

Este cogumelo da foto é um cogumelo chamado de Shitake, muito utilizado na culinária, assim como o champignon... não é venenoso e muito menos alucinógeno. Existem centenas de milhares de tipos de cogumelos e alguns são sim muito perigoso sim. Este em especial é cultivado para consumo mesmo. Não é qualquer cogumelo que é comestível. Não cometam esta bobagem de experimentar o que não conhecem. Pode ser perigoso.
Assim como existem cogumelos que são utilizados na culinária, existem alguns tipos que são utilizado como remédio. Se vocês olharem o link da Fazenda Guirra e do Sr. Carlos, encontrarão mais informações sobre cogumelos...

Abraço

Rosa Sousa disse...

Oi gente!!!
Fiquei muito contente com os comentários, principalmente pelo interesse no post do Leandro (Amigo da Escola, que, aliás, tem nos ajudado muito), realmente o assunto é muito interessante. Parabéns, o envolvimento de vocês é fundamental para o sucesso do projeto. Beijinhos!!!

Anônimo disse...

ow professora, foi maus ai... a gnt tava só querendo dá uma descontraida... mas é muito interessante essa reportagem msm, tanto q eu pedi até pah minha mãe faze um estrogonofre no almoço amanhã. e tem mas..... pelo visto, a galera ta meio desinformada no lance dos cogumelos, que tal a gnt faze um passeio p tal fazenda e conhece os kitashi?

Anônimo disse...

Oiie..

Na minha opinião é muito importante todos aprenderem desde cedo a importância de um pássaro,uma árvore ,enfim toda a cadeia do nosso meio ambiente. Meu esse projeto Mão na Terra é ótimo para reforçar a importância da conservação natureza.

Respeitar a natureza porque ela é a vida!

Professora muito Jóinha esse prjeto!;)
bjoo..

Lilian 1ºE Dinorá."

Rosa Sousa disse...

Olá...
Li uma reportagem super interessante sobre o Shitake, não conhecia nada sobre eles. É excelente fonte de vitamina B e ainda contém proteinas, enzimas e carboidratos. É nutricionalmente superior à cenoura, milho, batatas, tomates, devido a quantidade de proteinas que eles tem. É muito usado no oriente para tratar resfriados, doenças pulmonares e alérgicas. Imaginem que vestígios de cogumelos foram encontrados em materiais da idade da pedra...
Para os egípcios, os cogumelos representavam a imortalidade. Os gregos atribuiam poderes mágicos aos cogumelos e os romanos os viam com "o alimento dos deuses".
Conversando com minha sogra no final de semana, ela me contou que o segredo para proteger o shitake do calor, dos insetos, ou até mesmo da umidade, é passar parafina e fechar completamente o fungo dentro dos furos da tora...
Mas...bom mesmo é um Penne ao molho de shitake.... Maravilhoso!!!

Anônimo disse...

A natureza e nossa ela e muito bonita,mas se nos não cuidarmos dela.