terça-feira, 22 de abril de 2008

Sustentabilidade

Imagem: L.Fraceto

Sustentabilidade é uma palavra bonita, grande, imponente e está muito na moda, mas o que realmente significa isso? O que interfere na minha vida? O que faço com ela? É de comer ou de passar no cabelo??

Vou tentar aqui escrever um pouco sobre isso
Sustentabilidade é "prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido" ou em outras palavras...
Sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas" Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras.
Fonte: pt.wikipedia.org

Quando falamos de Sustentabilidade é inevitável o uso da palavra mágica chamada: responsabilidade.

Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:

* Ecologicamente correto.
* Economicamente viável.
* Socialmente justo.
* Culturalmente aceito.
Vou usar parte do nosso projeto para explicar isso, que tal a Cisterna...

Vamos lá, descrevendo dentro de cada um dos requisitos básicos:
* Ecologicamente correto. (reaproveitamento de água)

* Economicamente viável. (construída uma vez, mas gera o reaproveitamento sempre)

* Socialmente justo. (Ninguém foi prejudicado com a construção, ajudará a todos da comunidade escolar e todos os impostos foram recolhidos)

* Culturalmente aceito. (Introduz na comunidade o conceito de reutilização de água e um modo de fazê-la)

Toda ação gera uma reação (Terceira lei de Newton) e é assim na física e é assim na vida. Se destruírmos algo na natureza, um dia a natureza vai devolver esta ação. Se destruírmos as nascentes dos Rios, vai faltar água um dia, simples assim.
Pensando nisso nossas ações na vida devem ser pensadas, ter responsabilidade para que não sejamos vítimas de nós mesmos.
Com isso tudo acredito que nossa cisterna seja ecologicamente sustentável, pois estaremos reaproveitando a água e economizando água potavel, só construíremos a cisterna uma vez e continuaremos reaproveitando água, estamos fazendo tudo da melhor forma possível para que ninguém seja prejudicado e a comunidade poderá aprender algo novo e utilizar este conhecimento... com tudo isso, vejo a palavra sustentabilidade sendo executada na prática.

Um especial agradecimento a meus amigos Fernando e Marcílio, que me ajudaram muito a preparar este post.

Um grande abraço e Mãos na Terra!!!

Leandro

7 comentários:

Rosa Sousa disse...

A construção da cisterna tem esse ideal, combinar qualidade de vida e desenvolvimento sustentável com cidadania ..
Acredito na sustentabilidade como fonte de cidadania... de uma nova cidadania... que permita acesso a grande maioria... Precisamos pensar também que não é possível manter um sistema excludente como o atual, que isola grande parte das pessoas do direito ao acesso e uso dos recursos naturais, pois esse modo de relação entre os povos não é sustentável.
Sustentabilidade é pensar também em qual modelo de sociedade se deseja construir no futuro. O desenvolvimento sustentável precisa ser uma referência para construir novas formas de relação entre os seres humanos e desses com o ambiente.
O livro História da Cidadania do Jaime Pinsky ( tem na biblioteca da escola ) faz uma discussão interessante sobre esse assunto. Leiam!!!
Leandro obrigada pela post... pela reflexão.. momento oportuno

Anônimo disse...

Jose Benedicto de Mello
A natureza influi na vida saudável de todos os seres vivos, tais como o homem, os animais e os vegetais, proporcionando Água, o Ar e o Sol. Devido à degradação do meio ambiente, através da má relação entre o Homem e a Natureza, sem sustentabilidade a sobrevivência da humanidade começa a ser posta em risco.
O meio ecológico não está adequado e propício para todos os seres vivos, pois as relações, onde vivem, não são recíprocas. Estamos com a qualidade dos recursos naturais, principalmente a água e o ar, muito comprometidos quanto à quantidade e qualidade. A natureza nos fornece água e ar puros, e o homem, por falta de uma educação ambiental adequada, acaba contaminando essas riquezas da natureza, por comodismo ou negligência.
O Projeto "Mão na Terra", através de uma parceria da Escola Dinorá com a Embraer , através de um projeto aprovado pelo Instituto Embraer , que pretende resgatar uma conscientização da geração atual, para o devido respeito pela natureza, pois serão os jovens atuais, motivados e conscientizados, que serão, em um futuro próximo, os formadores de opinião para as futuras gerações. Tivemos uma ótima impressão, com o desenvolvimento do projeto, que foi idealizado e incrementado pelas Profas Márcia Candotti e Rosa Maria Sousa. Os alunos estão conscientizados e motivados, e, participando do projeto com dedicação, empenho e responsabilidade.

Anônimo disse...

José Benedicto de Mello
Avaliação de Impactos Ambientais: Um Instrumento para a Sustentabilidade das Atividades Agropecuárias
Parte I – A relação intima entre sociedade e natureza.
Dentre as atividades humanas, as atividades agropecuárias destacam-se como uma das que mais relacionam intimamente sociedade e natureza (MMA, 2000).
Os impactos positivos da agropecuária como oferta de alimentos e produtos essenciais à vida humana, geração de empregos e fixação do homem no campo são evidentes e de grande importância para a sociedade. No entanto, a agropecuária se utiliza e/ou interfere nos recursos naturais podendo provocar impactos ambientais negativos, sendo considerada uma atividade potencialmente degradadora e/ou poluidora do meio ambiente (FERREIRA, 2000).
Nas últimas décadas, as alterações ambientais causadas pelas atividades agropecuárias se intensificaram devido às políticas agrícolas que consideravam apenas o aumento da produtividade, de competitividade e de lucro (PESSOA et al, 1997). A agricultura moderna é caracterizada como de capital intensivo, larga escala, sistema altamente mecanizado, incorporando técnicas de manejo de solo e melhoramento genético com cultivos de monocultura e uso extensivo de fertilizantes artificiais e pesticidas (SMITH & MacDONALD, 1998, FILIPPO, 2000).
A idéia de uma agricultura sustentável revela a insatisfação da sociedade com o modelo de agricultura moderna e indica o desejo por sistemas de produção que conservem os recursos naturais e que, ao mesmo tempo, forneçam produtos mais saudáveis, sem comprometer os níveis tecnológicos de segurança alimentar (MMA, 2000).
Ao mesmo tempo, as demandas para a produção de alimentos estão cada vez maiores, exercendo forte pressão sobre os recursos naturais. No Brasil, a demanda por alimentos, fibras, celulose e outras matérias-primas de origem agrícola ainda é crescente e deverá manter esta tendência no médio prazo. Para atender essa demanda crescente nesse novo século há duas alternativas: expansão da fronteira agropecuária ou aumento de produtividade nas áreas já utilizadas. Qualquer uma dessas alternativas pode acarretar impactos adversos ao meio ambiente. Para tentar reduzir ou evitar esses impactos é necessário adotar novas metodologias e conceitos baseados no paradigma da sustentabilidade (CAMPANHOLA JÚNIOR, L. 2001). Esse termo tem sido definido como um caráter essencial para um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente, dentro do limite de capacidade suporte dos ecossistemas sem comprometer a satisfação das gerações futuras.
José Benedicto Mello
Amigo da Escola Dinorá e
Prof. Aposentado da UNESP

Anônimo disse...

Acho que os governantes dos países mais ricos jamais deram alguma importância as advertencias feita pelos defensores do meio ambiente, sobre os danaos causadores do efeito estufa. Eles acham que combater o aquecimento global é diminuir o consumo de combustiveis fosseis, e que isso atrapalharia seu crescimento economico. As fontes de energia que sao consideradas as melhores também podem destruir o meio ambiente.
A única forma de acabar com os gases causadores do aquecimento global é diminuir a utilização do petróleo e o modo dele ser usado. Para manter a preservação ambiental é rpeciso que exista uma parte das terras que são usadas para o plantio, ou seja, separadas para produzir materias primas para a produção de biocombustiveis. Por exemplo, no Brasil, existem tantas terras abandonadas, se eles soubessem aproveitar melhor, nao precisariam destruir a Mata Atlantica, nem a Amazonia, para esses fins.

Anônimo disse...

O desenvolvimento de um país é muito importante para sua economia no mundo. Com o esgotamento das reservas mnundiais num futuro próximo, faz-se necessário a utilização de outro meio como combústível.
Entram em cena os biocombustíveis, que são uma boa alternativa também para um problema ambiental que está presente na mídia: o Aquecimento Global.
Com o efeito estufa presente no mundo, a emissão de gases feita pelos combustíveis normais aumentam tal situação do planeta e os biocombustíveis, diminuem a emissão de gases o que é muito bom para o mundo todo.
Falando economicamente, essa utilização de biocombustíveis, vai favorecer , e muito, os países que os produzem pois os países que precisam cumprir o Protocolo de Kyoto vão passar a utilizá-los e parece que esse número vai crescer muito.
Porém, algumas pessoas estimam que iso pode prejudicar muito a fome pois o que seria utilizado como alimento vai ser utilizado simplesmente como combustível. Ou seja, aquilo que ajudaria o planeta pode também prejudicá-lo.
Será que o mundo terá solução?

TATII 3ºA

Anônimo disse...

bom nós achamos muito legal esses projetos q a prof.Rosa esta fazendo aqui na escola(dinorá) com esses projetos nós alunos ganhamos muitos conhecimentos atraves de mutias coisas ex.a sisterna nossa muito legal ...
Enfim maneiro pra gente poder asaber desses projeto aki na escola ..então é isso ..fui..(juninho e fram).

Andaina disse...

Olá Leandro!!!
Então, estive conversando com a professora Rosa; concluímos que neste momento o mais viavel será usar recortes do post sobre sustentabilidade (ele está muito bem estruturado, e diz muito sobre o projeto principalmente, o exemplo ad cisterna).Futuramente estaremos providenciando uma entrevista ou qualquer outra atividade que vc esteja presente para motivar os alunos para uma maior integração com todos os envolvidos do projeto...
Fiquei muito feliz em ver que a foto do blog foi trocada,(fiquei sabendo q a foto é sua). Foi uma magnifica idéia, a foto remete aos que acessam, a sua própria realidade, pois muitos são os que frequentão o parque da cidade. Enfim, foi uma ótima troca, o que proporcionara uma maior participação emocional das pessoas...