sexta-feira, 11 de abril de 2008

Você sabe o que é uma cisterna?

imagem: corbis
Cisterna, de forma geral, é um reservatório (tanque), para armazenamento das águas da chuva. Seu funcionamento consiste na captação da água da chuva, aproveitando o telhado da construção, escoando através de calhas (bicas) até o reservatório.
Os modelos de cisterna podem possuir formas retangulares, quadradas, cilíndricas, cônicas. Os materiais usados para sua construção podem ser vinimanta de PVC, manta de PEAD, fibra de vidro, alvenaria, ferro e cimento ou concreto armado. Os reservatórios em fibra de vidro e alvenaria são mais empregados para pequenos volumes (até 30m³), enquanto PVC, PEAD e concreto armado são recomendados para armazenar grandes volumes.
Para melhor conservação da água armazenada na cisterna, é importante que ela permaneça fechada, evitando a entrada de insetos e sujeiras.
A cisterna escolhida para o projeto da escola possui um reservatório de 5000 litros, suspenso por colunas de ferro, próximo à área da horta.
Referências:
Uniagua
Semi-árido
Dúvidas, mande um e-mail !

17 comentários:

Paulo Luan disse...

hummm q legal.... sempre tive o sonho de construir uma cisterna... ja tinha o projeto desenhado na minha cabeça no telhado de minha casa... minha idéia era de fazer um sistema de captação com bombas pra caixa d'agua, com um sistema de filtragem e tudo mais... eu vi um projeto muito legal de uma cisterna de um empresário q fez na casa dele q usava a agua recolhida pra o uso de limpeza e enchimento da piscina... minha idéia era mais complexa q a dele huahuhahuaa.... quanto ao projeto da escola, esta sendo um grande marco em sua história... agradeço muito aos patrocinadores e principalmente ao nosso amigo leandro e à professora rosa pelo grande apoio e dedicação à este trabalho tão grandioso um grande abraço!!!!! até mais!

Rosa Sousa disse...

Oi Paulo...
Estamos precisando de idéias mais complexas para a próxima cisterna... Essa é apenas a primeira, bem simples, para ser usada na horta. Imagina a gente captando água da chuva para usar na limpeza geral da escola, quanta água da rede pública vamos economizar, não é?
A idéia do projeto é justamente possibilitar não só aos alunos, mas toda a comunidade a oportunidade para desenvolver a sensibilização à respeito dos problemas ambientais, além da reflexão para busca de soluções. É o que eu estou aprendendo, trabalhando em parceria com a Profª Márcia Candotti.

Anônimo disse...

Eu e minha prima viemos a pouco tempo de Paraibano, no Maranhão. Lá na cidade é muito comum ter cisternas em casa. Na minha casa tinha uma cisterna enterrada no chão, feita de blocos e cimento, para guardar água da chuva na época de seca, só que a gente guardava água limpa da rede pública, e com isso garantíamos o abastecimento de água na época mais necessária. Mas nos lugares mais afastado da minha cidade, onde a falta de água é constante, a realidade das pessoas é muito triste. Muitas andam quilômetros para buscar um pouco de água limpa, outras tentam suprir a falta de água improvisando cisternas caseiras , que são buracos feito no chão, coberto por lonas, para guardar água da chuva, com risco de contaminação.
Muitas vezes, quando não tinhámos água nem para tomar banho, eu e meus familiares precisávamos ir até um rio, bem longe da minha casa, para lavar as roupas e louças que já estavam sujas por muito tempo.
Essa é a história da minha vida que eu não vou esquecer jamais. Hoje eu e minha família vivemos em São José dos Campos e a realidade aqui é muito diferente. Vivemos melhor, mas não consigo esquecer que deixei grandes amigos e parentes por lá que ainda enfrentam esse triste problema .
Gostei muito de saber que a escola se preocupa com a questão da água, e o projeto ajuda a conscientizar as pessoas sobre seu uso e conservação.

Elizangela Oliveira de Amorim
Raimunda de Lima Amorim - 1º C B

Anônimo disse...

Nós alunas do 1°B.
Caroline,Isabela,Jéssica e Mariana;da escola Dinorá,estamos muito entusiasmada com a compra do reservatório para a cisterna.
Achamos muito importante,pois,é um modo de economizar água e usà-la para trabalhos na própria escola.È uma maneira de incentivar os alunos a valorizarem a água,já que ela não é um recurso renovável.
Vamos colocar no blog a entrevista que iremos fazer na rádio da escola,falando sobre o projeto.
O que vocês acham desta idéia?
Vocês acham interessante?

Anônimo disse...

Professora Rosa.já tinha ouvido falar de cisterna,mas nunca a vi;mas agora com essa oportunidade de acompanhar o andamento desse projeto.Com certeza vai ser muito legal!

abraços
Jéssica Tamires

Erika disse...

De minha parte,a minha opinião sobre o projeto de nossa escola,com o objetivo de construir uma cisterna,é bem positiva.um ótimo projeto,que veio em boa hora,pois assim daremos um bom exemplo para outras escolas e para nosso bairro em geral.isto é,quando os moradores conhecerem nosso projeto.notei grande curiosidade,principalmente por parte das crianças e dos adultos,que não sabem do que se trata esse ''movimento'' todo.percebe-se o burburinho.eles se perguntamde de onde veio,para que serve,para onde vai uma caixa d'água tão grande! Mas não basta entender,é preciso se envolver,apoiar,mostrar ao governo que estamos de olho nas mudanças,sejam elas boas ou ruins,e que damos valor.é gratificante ver que um bom trabalho foi feito e que voce ajudou na realização do mesmo.vejo que a maioria esta bem ''por fora'' do que esta acontecendo.cabe a nós mostrar do que se trata,explicar direitinho e pedir o apoio de todo.emfim,temos que estar todos juntos.assim,será apenas um projeto,entre tantos outros que virão.GOSTARIA apenas de ressaltar que outros alunos tem bastante dificuldade para acessar o blog e dar sua opinião,já que nem todos tem internet em casa,e nem sempre podem ir a lan house.tbm existe o problema da sala de informática de nossa escola,da qual não me comformo em ver parada,sem uso.diante dessa situação lamentável,fica a questão:como poderíamos resolver esse problema?

Anônimo disse...

Olá...Moçada!!
Estou satisfeita em ver que o blog está "bombando", muito bom perceber que os alunos estão postando seus comentários e se interando de um tema que até então não pertencia ao seu cotidiano. A escola é fundamentalmente lugar para iste tipo de ação. Gostaria também de dizer que o laboratório de informática não tem a função específica de uma lan house, e também que é fundamental que exista um funcionário, para a monitoria e acompanhamento das ações, funcionário este que não temos até o momento.
Nos, enquanto equipe gestora estamos preocupados com este assunto tanto que estamos acertando com o Prof. João, que deseja trabalhar voluntáriamente no ambiente da SAI. Também temos que considerar que o uso da sala não pode interferir no andamento das aulas diárias sendo necessário vir a escola em outro período para realizar sua pesquisa. A escola está sempre de portas abertas para receber nossos alunos, pois eles são nossas metas e estão sempre em primeiro lugar.
Um super abraço e mãos a obra.
Prof.Coord. Andréa.

Anônimo disse...

Nós (Andaina, Edson e Renan) do 3ºano do Ensino Médio da EE Profª Dinora Pereira de Ramos Brito. Estamos aqui para dar um olá e deixar nosso comentário: O Renan morou durante 16anos em PE. E lá pode presenciar uma coisa muito interessante: um projeto de como construir uma cisterna. Ela pode ser construída fora ou dentro da terra, podendo ser revestida com cerâmica. A água é captada e armazenada na cisterna; uma bomba elétrica, bombeia a água para a caixa d'água,realizando assim a distribuição da água para o restante do domicílio. O abastecimento da cisterna é controlado por uma bóia mecânica, impedindo o transbordamento da cisterna.
Para evitar os riscos de contaminação da água, é construída sobre a cisterna uma cobertura de laje. Para a verificação e limpeza da cisterna é colocada uma tampa removível, também de cimento.
Em PE o abastecimento da cisterna é realizado apenas 2 dia na semana, no restante dos outros dias da semana é consumida a água armazenada na cisterna.
Então é isso!...
Nosso comentário é uma contribuição para a conscientização sobre a importância do consumo consciente da água, a cisterna é uma forma de se preservar e poupar esse bem tão precioso: a água.
Andaina, Edson e Renan

Anônimo disse...

resolveu nada a sala ainda num ta funcionando, to pagando dois conto na lan pah postah...

Marcia Bio disse...

Só hoje tive a oportunidade de ler tudo isso. Estou muito feliz de saber que tem muita gente que pode ajudar porque já vivenciou uma cisterna e que já sonhou com uma ou até que gostaria de ajudar por ajudar. É isso que faz a nossa profissão valer a pena. Beijos.

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante a idéia da rádio da escola, acho que as alunas do 1ºb da rádio vão bombar.
Espero que tenha mais coisas falando sobre a cisterna no blog e na rádio.
Abraços
Aluno da escola Dinorá.

Rosa Sousa disse...

Oi pessoal... Adorei a idéia da parceria com a rádio da escola. Vocês podem entrevistar os nossos voluntários? bjs

Anônimo disse...

Muito legal!!!
Bom perceber que muitos estão se preocupando e buscando participar do assunto da cisterna...
Andaina 3ºano do Ensino Médio Escola Dinorá

Anônimo disse...

gostaria de esclarecer que,ao contrario do que a professora Andréia comentou,minha intenção não e transformar a sala de informática da escola em lan-house,pois nela,pagamos para acessar,era o que faltava,termos que pagar pra acessar dentro da escola! Mas vi que alguns alunos já estão acessando a internet na escola...mesmo sem ter nenhum funcionário perto,mesmo porque vejo que,as vzs,os funcionários ficam de bobeira,conversando em horário de aula com alunos que saem da sala de aula escondido...obrigada pela atenção, erika,aluna do e.e dinorá p.r.b!

Rosa Sousa disse...

Oi Érika...
Os alunos já estão usando a sala de informática sim. E isso foi possível com a ajuda do Sr° José Benedito, voluntário do projeto, que 2 vezes por semana vem nos ajudar.
A gente precisa agendar uma reunião, fora do horário de aula, com as pessoas envolvidas no projeto, para esclarecer algumas dúvidas, estabelecer as regras de uso da sala de informática e definir metas. O que você acha?

Anônimo disse...

eu acho muito importânte o projeto dos professores porque assim estaremos economizando e gastando nemos água , com a cisterna poderemos preservar a água para q possamos conservar o platio da horta q em breve estará pronta.

Anônimo disse...

o comentario acima é meu