quinta-feira, 5 de março de 2009

Inclusão e sustentabilidade

A noção de sustentabilidade nos dias atuais tem uma abordagem muito ampla, que contempla o compromisso para a construção de um futuro onde o homem consiga viver em harmonia com o planeta. Uma cidade sustentável, por exemplo, é aquela que garante o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, aos transportes, ao trabalho, ao lazer, a acessibilidade e ao ambiente ecologicamente equilibrado, para as presentes e futuras gerações.

Acessibilidade é o direito de uma pessoa usar todos os espaços e serviços que a sociedade oferece independente da capacidade de cada um. Muito mais do que a preocupação com a eliminação de barreiras, devemos pensar o espaço inclusivo como sendo aquele que permite a opção de vivenciar os espaços, ou seja, a compreensão do ambiente passa pela consciência de que é possível (ou não) dirigir-se e circular por todos os espaços. Assim, "espaços inclusivos" são aqueles capazes de fornecer a qualquer pessoa um sentimento de segurança, competência e liberdade na sua dificuldade de locomoção, podendo estabelecer uma relação harmoniosa dela com o mundo exterior.

Diante dessa necessidade, a direção da escola concordou em adaptar os ambientes utilizados nas atividades do Projeto Mão na Terra de forma a estimular a reflexão sobre a necessidade de adaptações nos diversos lugares da cidade, para permitir, além do direito de ir e vir, a garantia de igualdade.


Imagem: Corbis

Um comentário:

Agroecologia no CEPARL disse...

Essa idéia é fundamental para construção de projetos voltados para sustentabilidade. Depois de ler esse texto tentarei buscar soluções com enfoque semelhante.

Continue postando! O texto está ótimo.

Abraço