quinta-feira, 26 de março de 2009

Rádio na educação ambiental

A escola antenada nas ondas da comunicação

Imagem: Corbis

A produção de um programa de rádio sobre educação ambiental na escola promove a urgência de práticas de preservação ambiental. Mais do que a veiculação de idéias, o uso de diferentes linguagens de mídia, a familiarização com os equipamentos associada a exercícios de elaboração coletiva da programação a ser veiculada e o respeito à diversidade de opiniões, transforma os alunos em mais do que produtores de mídia, desenvolvendo o senso crítico e incentivando o questionamento da realidade em que vivem.
Isso proporciona ao aluno um novo olhar em relação aos conteúdos veiculados pelas diversas mídias comerciais que moldam valores, principalmente nos jovens.
A rádio será utilizada não só para criar momentos de entretenimento na hora do recreio, mas a reflexão crítica da sua realidade, divulgando e questionando através de suas próprias produções as mudanças necessárias para um mundo sustentável. A análise crítica da mídia contribui para a conscientização de suas realidades, despertando talentos, aprimorando reflexões e possibilitando um olhar mais crítico, que vise o bem comum e a participação social.
Esse pode ser o caminho para promover a mudança de postura e atingir alguns ideais de uma educação transformadora e comprometida com a formação de cidadãos críticos e atuantes na nossa sociedade.

Referências:

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