sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ação coletiva faz a diferença

Olá! Recebi por e-mail do Prof. Paulo da FUNDHAS e compartilho com vocês:

Olá, Profª. Rosa!
Hoje fomos até a escola, eu e as crianças da
FUNDHAS. Levamos composto feito na unidade, ferramentas, mudas de couve-flor e beterraba. Combinei com a Profª. Denise e juntos com a turma da Profª. Tatiana, fomos plantar. Foi um momento rico onde as crianças curtiram e participaram muito empolgadas. Você iria adorar, a energia estava contagiante.
Já marcamos uma próxima atividade.
Dê uma espiada nas fotos que meus alunos tiraram.
Um abraço e até mais.
Prof. Paulo
Prof. Paulo, Parabéns!
Adorei ver as crianças com as mãos na terra, plantando, participando, trocando experiências. São essas atitudes que promovem a aprendizagem significativa, ações em sintonia com a realidade do aluno, permitindo-o vivenciar, experimentar e refletir sobre suas ações para transformar o lugar em que (com)vivem. Paulo Freire já dizia que cidadania é algo que se aprende e, portanto, se ensina!
Obrigada a todos vocês.

3 comentários:

Rogério Lafayette disse...

Muito legal essa ação coletiva!
Quero colaborar também!
Profª Rosa, vamos trocar sementes?
O endereço da Escola Municipal João Brazil é: Loteamento Bento Pestana, sem número, Morro do Castro, Niterói, RJ (não sei o cep).
Gostaria de saber o que vocês estão plantando, o que está se desenvolvendo bem e o que gostariam de introduzir na horta.
Valeu!

Paulo disse...

Quero agradecer a participação das crianças e professores, e também dos adolescentes que estão ajudando na construção da bancada da estufa, valeu galera!!!!! Abraços a todos!!!!

Rosa Sousa disse...

Olá Professor Rogério, tudo em paz?
Vamos trocar sementes sim!
Além das sementes poderíamos fazer uma rede colaborativa, tipo wiki, para divulgação conjunta das informações produzidas pelos alunos a partir do cultivo das sementes que eles receberão, de modo a incentivar a troca de informações e experiências entre as duas escolas. Essa conexão entre os alunos possibilitará uma nova forma de aprender, que ultrapassa os limites da escola, construindo outros sentidos para o uso das tecnologias.
O que você acha de aprimorarmos essa idéia?