terça-feira, 16 de junho de 2009

Aprendizagem significativa


Um dos grandes desafios para o educador hoje é tornar a aprendizagem significativa, ou seja, construir novas possibilidades de conhecimento e ação. Não tenho dúvidas de que as atividades do projeto são positivas. A cada nova atividade realizada na escola questiono a relação entre o discurso e a prática, a eficácia das ações que promovem autonomia e mudança de postura, pois, para que a aprendizagem aconteça, precisamos vivenciar, relacionar e encontrar sentido para aquilo que estamos aprendendo. ( José Moran, USP)
Realizar o projeto Mão na Terra na escola possibilitou um olhar crítico no cotidiano dos alunos, seus problemas e dificuldades, assim como os desafios enfrentados para formar  cidadãos, autônomos, competentes e conscientes da necessidade de mudanças, possibilitando uma nova leitura do mundo para muitas possibilidades de ação.
“A alegria é o que sentimos quando percebemos o aumento da nossa realidade, isto é, de nossa força interna e capacidade de agir. Aumento de pensamento e de ação, a alegria é o caminho da autonomia individual e política. A tristeza é o que sentimos ao perceber a diminuição da nossa realidade, de nossa capacidade para agir, o aumento de nossa impotência e a perda de autonomia. A tristeza é o caminho da servidão individual e política, sendo suas formas mais costumeiras o ódio e o medo recíprocos.” (Marilena Chauí)

2 comentários:

Rogério Lafayette disse...

Também não tenho dúvidas, Mestra Rosa!
Super positivas, nota 10! Parabéns mais uma vez!

Thiago disse...

Cada vez mais me surpreendo com esse blog e suas iniciativas! Continuem assim! Parabéns!