sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Você sabe o que é Economia Solidária?

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. A economia solidária aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas. Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça. Implica na reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica .
Será que a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável, solidário e inclusivo só será possível com uma nova educação para a economia solidária?
Referências: Economia Solidária

4 comentários:

Mimirabolante disse...

achei muito legal esta postagem......

Agroecologia no CEPARL disse...

Toda vez que entro nesse blog sei que vou apreende mais alguma coisa, e o mais interessante é que sempre aprendo e fico com vontade de fazer, rsrsr. òtimo tabalho que vocês desenvolvem em especial a Professora Rosa.
Gostaria inclusive de sabe como organizar um blog com cada postagem aparecendo como foto como o mão na terra.
Mais uma vez parabéns

Rogério Lafayette disse...

Small is beautiful!

Rosa Sousa disse...

Oi gente!!
Obrigada pelos comentários. Tem uma entrevista muito interessante do Paul Singer sobre economia solidária, no Rumo Sustentável, segue endereço:

http://www.rumosustentavel.com.br/economia-solidaria-pode-ser-saida-para-a-crise-afirma-paul-singer/

Abraços