Para que um projeto permaneça na escola e realmente alcance seus objetivos, ele precisa ser continuamente pensado, repensado, analisado, discutido e a cada nova ação ser renovado. Ações avaliadas são capazes de superar as barreiras do dia a dia, do contrário, qualquer dificuldade parece anunciar o fim!
Quando paramos para listar em que avançamos e em que precisamos avançar, fica mais fácil perceber que são possíveis e necessárias ações de sustentabilidade na escola e que as alternativas que podem ser construídas e desenvolvidas , muitas vezes são mais simples e praticáveis do que imaginamos.
É importante compreender que as diversas ações realizadas no projeto colaboram para a formação de pessoas conscientes do meio em que vivem. Para isso, faz-se necessário que essas ações sejam constantes, acessíveis, vinculadas à realidade local e abordadas na forma mais concreta possível, para que os alunos possam, de fato, ter uma aprendizagem significativa, pois aprendem muito com o que vivenciam e com todas as oportunidades de experiências às quais têm acesso.
Avaliar a qualidade das ações capazes de criar novas práticas de vida, educação e convivência, nos leva a refletir sobre o caminho que devemos escolher e que influirá no estilo de vida, educação e sociedade que teremos no futuro. Como disse o antropólogo e escritor Carlos Castañeda : "Esse caminho tem coração?"
Referências: Educando com a Horta Escolar
Referências: Educando com a Horta Escolar
Um comentário:
Como é feita essa avaliação do projeto na escola? Existe uma participação significativa dos educadores nesse processo? Na EMJB ainda não, apesar de muitos alunos já terem demonstrado interesse nas atividades com o solo e o meio ambiente.
O caminho é esse que segues!
Abraços
Postar um comentário