quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sementes da amizade

Essa semana chegaram mais cartinhas dos alunos do Profº Rogério da Escola Municipal João Brasil, Niterói, Rio de Janeiro.
É sempre uma festa a entrega das cartinhas...
Concentrada, Josiane lê a carta da nova amiga.
Na horta os alunos colhem sementes de alfazema
e erva doce para responder as cartinhas cariocas.
A princípio, a ideia era trocar sementes cultivadas nas hortas das duas escolas, incentivando o cultivo orgânico e conscientização sobre a correta utilização dos recursos naturais e preservação ambiental, mas percebemos que essas trocas também impulsionam o desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação. Alguns alunos têm muita dificuldade de se expressar por meio das palavras. As cartas se tornam um grande estímulo para que eles desenvolvam essa habilidade.
Depoimentos dos alunos
A troca de sementes é uma experiência sócio-ambiental, um novo tipo de aprendizagem via comunicação, que liga duas escolas com alunos diferentes de lugares diferentes que, por sua vez, deixaram suas diferenças de lado para se comunicar. Perto do fim do ano, chegando a formatura, os alunos da Escola Dinorá vivenciaram uma experiência que outras escolas ainda não têm. É mais um ponto positivo para a nossa escola, nossa aprendizagem e nossa horta.
Douglas Aliki
“Este ano escolar de 2009 foi muito bom para mim, a Professora de Geografia fez uma atividade muito bacana, nos dando a oportunidade de conhecer mais gente e outros lugares. Ela nos incentivou a escrever cartas e trocar sementes com uma escola no Rio de Janeiro na cidade de Niterói e todos os alunos da 8ºA participaram dessa atividade extraordinária. Quando os alunos da escola do Rio de Janeiro nos respondem e nos mandam sementes nós vamos na horta e plantamos as sementes, é uma diversão só.”
Suelen Baena de Sousa
Trocar sementes com nossos amigos cariocas foi uma forma de vivenciar outras práticas possíveis para que os modelos econômicos, políticos e sociais sejam repensados e reconstruídos.

3 comentários:

Rute Beserra disse...

Olá passando aqui para lhe desejar um ótimo final de semana!
beijinhos a vc

Beatriz abgail disse...

eu participei do projeto, eu achei além de nteresante educativo..
Eu enviie semente de bucha vegetal espero que eles tenham plantado...

Rogério Lafayette disse...

Oi Suelen,

Adorei a sua cartinha! A do Hudson também. Os alunos da João Brazil ficam doidos quando chegam as cartas da Dinorá Brito lá na escola. Eles estão entrando de férias mas perguntando quando vão chegar as próximas. Também estão preocupados em saber se no ano que vem vão continuar trocando cartas com vocês. É o maior barato!

Beatriz,

Pode ficar tranquila que os alunos têm plantado direto! Uns em casa, outros na escola. Mas curtem as sementes tanto quanto as cartas.

Professora Rosa,

Virou uma febre... Que loucura!

Parabéns a todos que participam do projeto!