"Escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro" Sadako Sasaki
Mobilização dos estudantes para confecção do tsuru
A Educação para a Paz é um processo que promove conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para a resolução de conflitos de forma pacífica.
É um processo longo e tem que estar presente em nosso cotidiano, nos meios de comunicação, nas relações pessoais, na organização das instituições, e principalmente na família.
Só assim é possível entender a paz como um desafio que precisa converter-se em processo permanente de construção coletiva para todos nós.
Confecção do Tsuru na Escola Dinorá
Desde a antiguidade o tsuru (garça) ocupa um lugar privilegiado no mundo do origami. Sua confecção proporciona um momento de magia e simboliza a paz, sorte e longevidade.
Tsuru distribuido pelos alunos na Missa da Paz
Fazer mil origamis de tsuru na escola significou um único desejo: a paz entre os povos. Para a confecção destas mil aves foi preciso trabalho coletivo, organização e responsabilidade.
O desafio foi muito positivo, ultrapassamos a nossa meta e percebemos que a vivência da cooperação e a constante reflexão desta prática podem influenciar na mudança de atitude dos alunos, destacando o envolvimento, oganização e responsabilidade em grupo.
O desafio foi muito positivo, ultrapassamos a nossa meta e percebemos que a vivência da cooperação e a constante reflexão desta prática podem influenciar na mudança de atitude dos alunos, destacando o envolvimento, oganização e responsabilidade em grupo.
9 comentários:
Gostei de participar da oficina de origami e aprendi a fazer o tsuru, que é o símbolo da paz no Japão. Foi desafiador fazer os 1000 tsurus, eu a principio não acreditei que era possível, pois ninguém na escola sabia fazer, mas a força de vontade de todos os alunos foi maior.
Não foi fácil aprender a fazer o tsuru, mas eu consegui fazer 12 para ajudar a nossa escola atingir os 1000 e foi uma forma de dizer não a violência.
Eu participei e gostei muito. Não sabia fazer o tsuru, não é fácil, precisa atenção e paciência para dobrar o papel. Mas no final eu fiz 9 tsurus. No final aprendi que vale a pena participar.
Eu já sabia fazer o tsuru e por isso foi fácil, ajudei a ensinar os outros alunos. A maioria dos alunos aprenderam com facilidade, pois a situação exigia plena força de vontade para atingirmos a meta: 1000 tsuru!!
Tanto é, que conseguimos no final do dia atingir mais de 1000. Foi ótima a experiência q tive como professor!!
Eu não sabia como fazer o tsuru. O Frankilin veio na nossa sala e nos ensinou. Eu prestei muita atenção, embora muitas vezes eu não participo das atividades, mas essa atividade foi diferente, eu me empenhei e fiz 10 pássaros.
Valeu
Eu já sabia fazer o tsuru. Então ajudei os outros alunos q não sabiam. A maioria teve muita força de vontade depois da proposta de fazer 1000. Eu fiz 5 só, pois estava ajudando os outros alunos q não sabiam.
Eu alem de participar da confecção do tsuru na escola, tb fui na Catedral São Dimas participar e entregá-los na Missa da Paz, pois essa era a nossa finalidade. As pessoas receberam o tsuru com muita alegria, eles não acreditavam que fizemos tudo isso como forma de combater a violência. Foi emocionante participar de uma atividade assim, as pessoas ficaram emocionantes quando recebiam o tsuru.
Eu já sabia fazer o tsuru, aprendi há muito tempo. Gostei de ver a participação e envolvimento dos colegas para realizar a nossa meta. Fui na Catedral entregar os tsurus e vi a participação das pessoas em busca da paz. Entreguei os tsurus e as pessoas ficavam felizes em saber que todos nós estamos juntos buscando a paz.
Parabéns pelo esforço, seus pássaros ficaram lindos. A paz se conquista a cada dia, respeitando e ajudando um ao outro. Parabén pela iniciativa das professoras. Até mais!
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