quarta-feira, 11 de junho de 2008

Produção do Jornal Ambiental

Landscape with Rising Sun by Vincent van Gogh

A segunda etapa do Projeto Mão na Terra é a produção do Jornal ambiental.

Hoje, as pessoas envolvidas na produção do jornal ambiental, reuniram-se para definir a diretriz do jornal de modo coletivo e democrático.

O primeiro passo foi organizar uma equipe responsável pela produção do jornal composta por professores, alunos, comunidade e voluntários. Esta equipe será responsável por toda organização, pré-produção, produção e pós-produção da publicação do jornal. Será necessário que a equipe se reúna com freqüência para o bom andamento do jornal.

Conversamos sobre a necessidade do jornal ter um identidade própria e definimos as características do jornal, apresentando uma estrutura própria, autêntica, fazendo com que ele seja diferente de qualquer outro jornal.

A diagramação será feita no Scribus, um software livre para editoração eletrônica, sugestão do Leandro. Todos gostaram da idéia.

Definimos o layout e o logotipo. A impressão será feita em papel reciclado. A distribuição será feita num local fixo perto da entrada escola, onde todos tenham acesso. Se necessário, faremos tiragem extra.

O objetivo do jornal é informar e conscientizar as pessoas em relação à preservação do meio ambiente, os problemas decorrentes das interferências humanas e suas conseqüências e as diversas maneiras de acabar com ações prejudiciais contribuindo diariamente para a vida saudável do planeta.

Segundo Eric Hobsbawm, vivemos na “Era dos Extremos”. Para ele, “nosso mundo corre o risco de explodir ou implodir. Não sabemos para onde estamos indo, mais uma coisa é certa: se a humanidade pretende ter um futuro reconhecível, ela não pode ser uma simples continuação do passado ou do presente.”

Nesse cenário, a educação é o elemento indispensável para a transformação da consciência ecológica. Mas precisa ser reformulada, questionada, repensada. É fundamental para nós professores, não nos limitarmos à sala de aula, lousa e giz, para não corrermos o risco de formar pessoas alienadas. É necessário estimular reflexões sobre os vários processos históricos que nos trouxeram a realidade de hoje, estimulando ações para soluções dos problemas. Tudo isso pode parecer muito simples, mas trata-se de uma mudança radical na escola, e a escola precisa estar disposta para essas mudanças, pois dentro do espaço escolar é possível aprender pequenas ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do planeta, já que esse é o verdadeiro objetivo do projeto.

14 comentários:

paulo luan 3ºa disse...

é isso ai...
é levar a consciencia ambiental atraves de todos os meios de comunicação...
o jornal é uma ótima fonte de informações... além de levar a informação, ele faz com que se treine a leitura, um fator essencial na educação...
eu fico cada dia mais impressionado com o nível de evolução com que a escola caminha...
é uma grande satisfação saber q as gerações futuras, irão pegar, e evoluir junto da escola...
é com pessoas como voces, idealizadores desses tipos de projeto, que nosso pais caminhara cada vez mais para o desenvolvimento, só assim é que as coisas caminham...
parabéns à todos nós!
por mais esta grande conquista!
o jornal será mais um sucesso, assim como todas as outras conquistas ja idealizadas ao longo do projeto....

um grande abraço!

Ana Cláudia 3°A disse...

É uma realidade que estamos vivenciando a cada dia,pois estas coisas que estão acontecendo são simplesmente conseqüências do que tornaram as coisas mais simples para nós e complicadas para o meio ambiente.É com facilidade que concluimos uma evolução para o nosso bem estar, mas contudo sempre tem suas decorrentes problemas,e causado pelas ações humanas.A tecnologia esta tão avançada que não tem a capacidade de reverter a situação.Agora a única solução que no momento é que todos venham a contribuir,a separação da coleta do lixo,ao abastecer o carro colocando biocombuistível,e muitas outras coisas tão simples que podem estar contribuindo para que a cada dia possamos melhorar nosso habitar.Isso fica no dever de cada um!

Erika seda de morais disse...

concordo com todos paulo!mas falta mto p/país c desenvolver completamente!+ os meios d comunicação são totalmente indispensáveis p/q isso aconteça!e ainda ha mto q evoluir,com a chegada do "windows vista" e etc...
é verdade tbm q todo mundo tá "dependente" d tecnologia,mas há solução! tem como ñ agredir o meio ambiente e avançar na tecnologia!qndo isso acontecer,aí sim será uma grande conquista!

Erika seda de morais disse...

a proposito,prof,o jornal me parece mto bacana!vai ficar d+!!ñ vejo a hora!!!!!!

Leandrinis 2°b disse...

Esse progeto do jornal é muito interesante, pois está cada vez mais informando sobre o meio ambiente e a maneira que temos que agir em questão sobre este asunto.

Eddson disse...

oi professora Rosa!!!

Sei que ando parado quanto ao assunto do Jornal..
Espero que a reunião de terça feira
venha me estimular ... afinal são tants coisas pra fazer ao mesmo tempo.. mas isso ñ importa!!
Oo IMPORTANTE é que o JOrnal vai ser impresso LOGO LOGO!!!
EBA!!!!!

O Jornal é mais uma etapa desse projeto que revolucionou meu modo de pensar... Eu to até fazendo Compostegem em casa com minha família!!!!
E foi uma coisa tão simples que aconteceu sem eu ao menos perceber!!!!
Quando vi! já tava fazendo!!!
Não é super legal!!!!?????


O jornal vai contirbuir para que mais pessoas tenham acesso á informações importantes.

Na minha opinião, o jornal deveria tratar de maneira ágil, de fácil entendimento.
Para q mesmo as pessoas que não são tão aprimoradas em português!!!

BOm É isso!!! Tenhp que ir ;.... Tchau!! :¬D

Carina disse...

Oi prof.Rosa, vamos editar o jornal amanhã?

Rosa disse...

Oi Carina, vamos nos encontrar amanhã depois da aula na sala de informática. Produzir um jornal requer tecnologia e principalmente, o domínio dessa tecnologia, que é o entrave real e preocupante para todos que estão participando da produção do jornal. Te encontro lá!

jéssica disse...

Bem legal.
levar informacoes sobre o meio ambiente através do jornal amibiental.Esse projeto esta muito é super importante para a consciencia de todos.Parabens para todos os envolvidos nesse projeto lindo!!!

mariana 1B disse...

Eu acho muito interessante o jornal pois vai ajudar os alunos a se interesarem mais pelo projeto...
É isso ai todos juntos podemos mudar o mundo!!!

Andaina disse...

Oi Leandro!!
Vc esta meio sumido né?
Estamos em ponto de bala com o jornal, esta quase tudo pronto...
E eu estou responsável peal parte de apresentação dos volutários, como de costume estou te avisando, comunicação é tudo... Para base da publicação da sua entrevista no jornal, estarei usando aquela entrevista anterior q foi postada no blog... Lá vc deixou bem claro e coerente quem é vc; e também é bom para que aqules q leram no blog e se esqueceram de vc poderem relembrar qm és... e para aqueles que não conhecem o ar da graça poderem saber qm é o nosso "voluntário misterioso"... Então espero que concorde...
(Oq vc acha da idéia? Vc acha melhor fazermos outra entrevista qndo vc vier aqui na escola amanhã. Também posso fazer um recorte das partes mais importantes da entrevista do blog.)
E então esperamos anciosamente por uma resposta...
E é claro tenho que falar: VC ESTÁ DISTANTE, PEDIMOS PARA REAPROXIMAR-SE DO PROJETO; SUA PRESENÇA, (MESMO VIRTUAL) É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS!!!

Natália Allenspach disse...

Olá! Em primeiro lugar queria parabenizar todos, professores e alunos, pela realização desse projeto, é muito interessante! Se eu morasse mais perto de São José pediria pra conhecer o projeto pessoalmente!
Quando sai a primeira edição do jornal? Fiquei curiosa pra ver o resultado... vocês vão colocar no blog?
Abraços!
Natália

bianca disse...

O Jornal foi um excelente projeto criado pela escola,pois ele irá levar a consciencia ambiental atraves de todos os meios de comunicação...
o jornal é uma ótima fonte de informações... além de levar a informação, ele faz com que se treine a leitura, um fator essencial na educação...
PARABÉNS PROFESSORES PELA CRIAÇÃO DO PROJETO.
SE PRECISAR ESTOU AQUI DISPOSTA À AJUDAR.
ABRAÇOS......
ESTOU ANCIOSA PARA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO JORNAL.......

Rosa disse...

Olá Natália! Obrigada pela visita.
O jornal está "quase" pronto, digamos que está no forno! Hoje a equipe trabalhou bastante na produção da 1º edição, discutimos os artigos, os espaços, e principalmente que tipo de conteúdo tem num jornal ambiental, e como atingir nosso leitor e a comunidade. Refletimos que é necessário que haja mais acompanhamento e maior apoio ao que acontece não só dentro da escola, mas no seu entorno, quer sejam grandes ou pequenas ações, elas são extremamente necessárias. É a partir delas que acreditamos existir a possibilidade de mudar condutas e formar pessoas que, acreditando nas suas convicções, trabalharão por uma nova maneira de relacionar-se com o mundo e com os outros.
Nossa maior dificuldade está na editoração, pois escolhemos um programa livre para editar o jornal, o scribus, e os alunos estão com dificuldades (ou resistência?) em usá-lo, mas nada que não possa ser superado.
Vamos colocar um arquivo do jornal no blog sim, só precisamos aprender como fazê-lo .
As experiências que o projeto nos proporciona nos surprendem a cada dia, isso é percebido quando conversamos, discutimos os rumos do projeto. Verificamos que as experiências de alguma forma se instalam na memória, transformando-se num conhecimento para a vida.
Como escreveu Adélia Prado em um de seus poemas:
“o que a memória amou, fica eterno...”
Apareça Sempre!!