terça-feira, 30 de setembro de 2008

Audiência de Sustentabilidade

Hoje participamos da 11ª Audiência de Sustentabilidade, promovida pela Sabesp, em São José dos Campos, com o tema “Compostagem de Resíduos Orgânicos”. O evento faz parte de encontros para discutir propostas que contribuam para avanços em assuntos ligados ao meio ambiente, uma iniciativa da Sabesp em conjugar a sociedade civil, setor público e setor privado.
As palestras foram realizadas na Estação de Tratamento de Esgotos Lavapés da Sabesp, uma das mais modernas do Estado de São Paulo e a primeira estação de tratamento do Brasil a utilizar o sistema de lodos ativados por oxigênio puro.
Foram abordados exemplos de estudos e parcerias sobre compostagem. O Professor Dr. Paulo Fortes Neto, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (Unitau), explicou a utilização de minhocas (vermicompostagem) no processamento de lixo urbano e os Aspectos Técnicos, Legais e Ambientais no Registro de Composto Agrícola. Segundo o professor, “uma das vantagens da compostagem é reduzir a carga orgânica do aterro sanitário – São José e Taubaté, por exemplo, têm aterros com vida útil comprometida”.
Agradecemos a direção da escola, que colaborou com a nossa participação nesse evento importante para o enriquecimento do projeto Mão na Terra.
Profªs. Márcia e Rosa

Nenhum comentário: