domingo, 22 de março de 2009

Demanda por água vai se agravar

Relatório da ONU estima que bilhões sofrerão com falta de saneamento
A cada ano, o mundo, já habitado por seis bilhões de pessoas, ganha 80 milhões de novos habitantes, a maior parte de países em desenvolvimento. Com eles, cresce a demanda por água e seus serviços básicos, agravando um cenário de escassez que, apesar dos constantes alertas, só se agrava. É o que destaca um novo relatório da Unesco que confirma que , sem medidas contra o desperdício e a favor do consumo sustentável, o acesso à água potável e ao saneamento serão ainda mais reduzidos.

No Brasil, o maior desperdício está na agricultura

Apesar de ser o país com a maior reserva de água doce do planeta, o Brasil não está imune aos problemas de escassez e mau uso, principalmente no setor agrícola, onde o desperdício é muito grande. Quem garante é José Antonio Frizzone, professor da USP, segundo ele, o Brasil ainda está muito aquém de uma produção agrícola sustentável, faltam assessoria e informação especializada para evitar que o setor agrícola não desperdice tanta água durante a produção de alimentos. Em geral, o agricultor usa mais água do que o necessário. Na falta de controle e informação, ele tenta irrigar mais, com medo de irrigar menos. E assim, ele acaba desviando nutrientes do solo, causando erosão e um gasto maior dos recursos hídricos. A solução, diz o professor da USP, seria uma política nacional de águas mais eficiente, incluindo campanhas incisivas contra o desperdício, seja no campo ou na cidade. Não temos educação para a economia de água. Precisamos mudar isso. Gastamos no campo, mas também somos ineficientes nas cidades, onde gastamos muita água sem necessidade, seja no banho longo ou na torneira que deixamos aberta. E água não é só quantidade, mas acima de tudo qualidade.

De acordo com a declaração Universal dos Direitos da Água - editada pela ONU (Organização das nações Unidas): ... "A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis"


Hoje, Dia Mundial da Água, o que temos para comemorar?

Fonte: Jornal da Ciência

8 comentários:

Anônimo disse...

É sabemos que hoje em dia a situação da água está critica! mas a pergunta é, como podemos ajudar? ou será que essa situação tem jeito?
Vamos ver várias situações em que o uso da água é devido no nosso dia-a-dia.

EXEMPLO 1

O corpo humano é composto de mais de dois terços de água. E para manter o nosso corpo saúdavel prescisamos bebedrdois litros de água por dia.

EXEMPLO 2

Nós usamos a água o dia inteiro como: acordamos pela manhã tomamos um banho, escovamos o nosso dente, lavamos nossas roupas,louças e etc...

IMAGINE: Se não tivessemos água!

Agora pense se a disputa hoje em dia é pelo petróleo, ouro e carvão daqui a 50 anos a briga será pela água.
Uma pesquisa (estima-se) feita pela ONU (Organização das Nações Unidas)calcula que hoje 2,2 bilhões de habitantes, quase um terço da humanidade sofre com a falta de água potável. Em 20 Anos serão 3,9 bilhões com sede.

PARA REFLETIR!!!

Tudo isso acontece dentro de um planeta com muita água, mas 97,5%desse volume é de água salgada. Dos 2,5% da água é doce, e quase 2 terços estão congelados. A maior parte do que sobra se esconde no solo. O que está pronto para o uso humano fica sobre tudo nos rios e lagos e significa 0,4% da água doce do planeta.

POLUIÇÃO E DISPERDÍCIO, REDUZEM A ÁGUA DISPONÍEL NO BASIL.

O país é rico em disponabilidade de ÁGUA com 12% do total do mundo, mas a distribuição no território é muito desigual...
...Mesmo assim falta água no semi-arido e nas grandes capitais, porque a destruição desse recurso é bastante desigual. Cerca de 70% da reserva brasileirade água no norte, onde vivem menos de 10% da população. Enquanto um morador de Roraima tem acesso 1,8 milhoes de litros de água por ano, quem vive em Pernambuco precisa se virar com muito menos.

PARA E PENSE!
Enquanto uns tem de mais, outros tem de menos!
É isso ai galera, depois de tudo isso de tantos fatos vamos ECONOMIZAR para que no futuro todos possam ter o que não tiveram hoje.

Anônimo disse...

Jonatas Batista e Fellipe 3ºA
A água é o recurso mais importante de nosso dia-a-dia, hoje sabemos que esse recurso está para se esgotar do planeta.
Hoje calcula-se que 2,2 bilhões de habitantes quase um terço da humanidade, sofre com a falta de água, e para que as fontes não se esgotem, a humanidade precisa utilizar a água de forma que as chuvas consigam repor.

Anônimo disse...

Daniel Fernandes e Rafael 3ºA

A água é o nosso bem mais precioso, e daqui a alguns anos muitos iram sofrer por causa dela.
Estima-se que a principal disputa no planeta nos próximos 50 anos não será por petróleo, ouro ou carvão, mas sim por água.
É, se nós não nos conscientizarmos que a água esta acabando e que temos que economizar cada vez mais, no futuro iremos sofrer com as consequencias dos nossos atos de hoje.

Anônimo disse...

A água é o ingrediente essencial da vida.

A Água faz parte de nossas vidas, ela é essencial para todos nós.Sem ela nós não vivemos!
No Mundo Hoje estamos vivendo um problema , a Poluição da água.
A Poluição ocorre com o mau uso de mananciais.
As pessoas de cada parte do mundo tem que ter um pouco de consciência e cai na real que a água que eles usam todos os dias desda da hora que levanta até a hora que vão dormi , esta acabando e se nós não cuidamos da nossa água que é a fonte de nossa vida ,vamos acabar ficando sem ela!
Por isso temos que nos esforça e juntos concerteza podemos reverter esse problema.
Por que a União faz a força!

Anônimo disse...

o mundo é engraçado, o ser humano é composto por 2 terços de água á para manter sua idratação e conseguentimente sua saude temos que beber água varias veses por dia mas em vez disso o ser humano acaba jogando fora 2 terços disso.
Daqui a 50 anos as guerras serão constantes e tudo por causa da água todos vão querer aquilo que pode ser usado. ENTÃO POR ISSO NÃO PODEMOS GASTAR UM BEM TÃO PRECIOSO.

Daniela Lima disse...

é q para nós a água parece tão farta... é só abrir a torneira q ela vem!! Infelizmente p dar valor muitas vezes é preciso sentir na pele... dou dicas de economia anualmente para os alunos, peço para os pais assinarem as atividades feitas, lerem... tento...

Anônimo disse...

A água é uma coisa muito bem vinda .em todos os lugares e com isso alguns lugares já estão com dificuldades.E estão na briga pelo motivo puro e petróleo,agora imagine só daquí uns 60 anos como será isso...
Logo o brasil q é uns dos Países q mais contem água.Eles la de fora vão ter q briga conosco aqui do brasil por causa da aguá .

Então galera é só isso, nos consiêntizar e usa só o necessario para mais tarde não faltar aguá para ninguém.No nosso dia-a-dia a água não pode faltar.Usamos o dia inteiro desde a hora em que acordamos até a hora de dormir.
Conclusão a água não é brincadeira .usar só o essencial...

Anônimo disse...

liquido precioso,a poluição eo mau uso de manancias ampliam a escascez hibrica e fazem do acesso á água potável um foco de tensão em diversas partes do globo.
já que as pessoas sabem que a água é um liquido precioso,o porque as pessoas fazem com que ela passe por toda essa etapa de destribuiçáo...são pessoas abusando maltratando,judiando de algo que temos de mais valor...já se imaginou nós sem água o que seria de nós se simplesmente nada...se as pessoas tivessem isso em mente pensaria no dia de amanhá...