domingo, 15 de março de 2009

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


O consumidor transforma o mundo

O consumidor consciente busca satisfazer seus desejos e necessidades, mas leva em conta também o impacto de suas ações sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente toda vez que usa água ou energia elétrica, joga fora o lixo ou vai às compras. E percebe o enorme poder transformador que tem nas mãos, porque no simples ato de ir às compras está prestigiando e valorizando determinadas empresas, contribuindo para que elas continuem sua ação no mundo. Por isso, o ato de consumo é capaz de levar as pessoas a mudar o mundo.

Mas isto é possível? Sim, quando as pessoas escolhem comprar produtos ou serviços de empresas socialmente responsáveis: as que respeitam e dão algo em troca à sociedade onde operam. Indústrias, por exemplo, que não poluem o ar ou a água. Ou lojas de móveis que não vendem peças fabricadas com madeira retirada ilegalmente das florestas nativas. Ou ainda empresas que investem em suas comunidades, seus funcionários e suas famílias. Privilegiando essas empresas, o consumidor deixa clara sua escolha por quem ajuda a construir uma sociedade melhor e mais justa. Seus atos de consumo tornam-se atos de cidadania, nos quais pequenos gestos rotineiros têm o poder de mudar o mundo.

CONSUMO CONSCIENTE

É consumir diferente: tendo no consumo um instrumento de bem estar e não fim em si mesmo;
É consumir solidariamente: buscando os impactos positivos do consumo para o bem estar da sociedade e do meio ambiente;
É consumir sustentavelmente: deixando um mundo melhor para as próximas gerações.


fonte: Akatu

Um comentário:

Daniela Lima disse...

lembro q quando era criança, não usavamos sacola de plástico, todas as embalagens dos refrigerantes eram de vidro, retornável, para comprar deveriamos levar a garrafa vazia, usava-se fralda de pano... para nossa comodidade , surgiram garrafas pet, sacolas plásticas, fraldas descartáveis e agora estamos entupindo aterros com esses resíduos...