terça-feira, 7 de abril de 2009

Corredores verdes ligarão Serra do Mar e Serra da Mantiqueira

O projeto Corredor Ecológico Vale do Paraíba incentiva o amor pela mata para recuperar 150 mil hectares de Mata Atlântica com a ajuda da população local.
A Mata Atlântica é o bioma com a maior biodiversidade do mundo, embora sofra pressões constantes de poluição e destruição. De sua extensão original, só restam 7%, um alerta para a urgência de mais esforços para sua proteção. Para defendê-la, uma iniciativa pioneira foi lançada: o projeto Corredor Ecológico Vale do Paraíba, que objetiva ligar fragmentos da mata, ampliando a chance de sobrevivência das espécies, ao mesmo tempo em que integra a população de seu entorno à sua preservação e recuperação.

A meta do Corredor Ecológico Vale do Paraíba é recuperar 150 mil hectares de Mata Atlântica, criando ligações de áreas naturais entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. O reflorestamento previsto tem um custo calculado de R$ 15 mil por hectare, para o plantio inicial, e dois anos de acompanhamento e manutenção. Cada hectare recebe 1.700 mudas de 80 espécies nativas diferentes. As áreas são escolhidas com uma análise aérea da região, priorizando ampliar a mobilidade da fauna e fortalecer a proteção de cursos d’água.

Todo o trabalho é aliado às dinâmicas sociais locais, para que a população entenda e valorize o que está sendo feito, sentindo-se motivada a participar. Estuda-se, caso a caso, o desenvolvimento conjunto de práticas sustentáveis para geração de renda e melhoria das condições de vida no entorno das áreas reflorestadas.

O Corredor Ecológico do Vale do Paraíba é um projeto que planta cidadania. E, para isto, a participação dos diferentes segmentos da sociedade é fundamental na consolidação do projeto.

Nenhum comentário: