quarta-feira, 22 de abril de 2009

Juntos pelo Dia da Terra

imagem: corbis
O nosso planeta está seriamente ameaçado. Todos os dias, nossos rios, lagos e oceanos são contaminados, devastamos nossas florestas, poluímos o ar e exterminamos muitas espécies que habitam o planeta. Não conseguimos administrar nosso lixo, sem falar do aquecimento global, do aumento da temperatura do planeta e das possíveis catástrofes. O que fazer diante desse triste cenário?
Para celebrar o Dia da Terra e despertar a consciência de que é preciso mudar e preservar o planeta, realizamos algumas ações que ajudam a melhorar o equilíbrio da Terra.
Começamos a limpeza da horta, planejamos o manejo ecológico do solo, pois é da vida que existe dentro do solo que depende toda a vida que existe sobre o solo. Optamos por adubação verde que é o cultivo de plantas que estruturam o solo e o enriquecem com nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e micronutrientes. Vamos plantar aveia, mucuna preta, tremoço, nabo forrageiro, feijão guandu e observar o que acontece.
A mãe natureza tem sempre algo para nos ensinar, infelizmente, isso está muito esquecido, mas o fato é que, quanto mais o nosso jeito de produzir imitar o que acontece no ecossistema daquele lugar, mais chances teremos de alcançar o equilíbrio ecológico.
É muito simples, faça a diferença, é só começar!

7 comentários:

Anônimo disse...

Agricultura orgânica ou agricultura biológica é um termo usado para a produçao de alimentos que nao faz uso de produtos quimicos e nem sinteticos. eles nao sao modificados e ao ingerimos
da mais energia e mais disposiçao no dia-a-dia,por isso so devemos comer produtos organicos.E tambem a agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável.
john caravalho 3°A

Juvenal Maia disse...

Achei a atitude dos colegas muito bacana, a escola realmente está investindo na questão ambiental e tenho certeza que outros alunos, assim como eu que ainda não participaram de nada vão da a sua colaboração. presisando da minha minha ajuda é só me chama.

Anônimo disse...

O PROJETO que a escola em todo vem desenvolvendo esta sendo muito importante para a consciençia dos alunos ...
esse projeto nos deixa mais motivados em querer ajudar a cuidar do nosso planeta...
NÓS apoiamos essa idéia, e assim se cada um ajudar... todos agradecem ; principalmente a natureza... pois esses projetos é especialmente ao nosso MEIO AMBIENTE.. ass: alunas. INDIARA e PRISCILA DE PAULA do 3A

Anônimo disse...

"Terra" uma palavra muito forte,é verdade que pena que ninguém c liga em querer preservar o meio ambiente esse projeto q a escola Dinorá esta envestindo esta sendo mto importente e confiando nos alunos que estão c animando e c empolgando para ajudar a melhorar a escola esse projeto é mto bacana ele esta mto legal e tbm com isso os alunos c interssão mais e mais
com a nossa prof.de geografia(Rosa ) ela esta de parabéns todo ano ela esta se empenhando para melhorar a escola dinora ..
É agora é isso ai,ajudando nos projetos q tudo vai dar certo .

Unknown disse...

"Manutenção da Horta"
Como a horta ficou sem manutenção no período de férias fizemos um multirão com os alunos do segundo ano do ensino médio para a limpeza.
A idéia é começar montando outra composteira para aproveitar os restos de materiais orgânicos,além do papel que foi recolhido em volta da horta.Com a composteira pronta vai ser mais fácil recuperar o solo pobre da escola.Vamos usar esse composto no jardim,pois a tinta do papel comtém material pesado e pode prejudicar nossa produção.
Há muito trabalho a ser feito,o projeto é muito importante para a conscientização ecológica dos alunos,mas é preciso mais envolvimento e colaboração para o trabalho voluntário feito no horário contrário das aulas,é impossível realizar os trabalhos necessários para a manutenção fora dele.
Então precisamos da ajuda de todos,pois estamos dispostos a prstar serviços voluntários juntos com todos vocês...
Venha participar com agente!
Precisamos da ajuda de todos para que a nossa horta seja um SUCESSO!!!
Bianca e Ingrid 2°A EM

nayra disse...

A horta é muito importante para a aprendizagem de todos os alunos,eu ajudei a limpa-la e organiza-la, plantei sementes de brócolis e ajudei a organizar as pimentas.
Aprendi a fazer coisas que antes não sabia, como: os tipos de adubo e como produzi-los;quero continuar ajudando a professora no que for preciso.
Só não gostei do jeito que a horta ficou durante as férias, cheia de mato e descuidada, mas com a colaboração dos alunos ela já está como antes, limpa, organizada e cheia de vida.

Bruna 2ºB disse...

Estou adorando participar desse projeto tão interessante que esta motivando os alunos a participar também!!
Nesse ano os alunosa estão ajudando trazendo mudas para a reconstrução da horta pq a horta ficou alguns meses sem ser cuidada por isso estamos ajudando a professora,para ela ficar como antes linda e bem cuidada .
A professora e algumas alunas tiveram a ideia de fazer uma rifa para ajuda na horta ,uma "CESTA DE CAFÈ DA MANHÂ PARA O DIA DAS MÃES"
vc aluno pode esta ajudando a horta comprando a rifa.
Se vc estiver interessado pode esta procurando as alunas do 2ºB,Falar com BRUNA,CAMILA,CAROL,PALOMA.
♥ Participe Não fique fora desse projeto tão interessante !!!