Criado por Getulio Vargas em 1943, através do Decreto Lei 5.540, o dia 19 de abril, é um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, pois são eles que guardam o conhecimento de nossas florestas, a tecnologia de viver nos trópicos, a alimentação que enriqueceu nosso cardápio.
Dos índios herdamos alimentos básicos da culinária, instrumentos musicais e o emprego de elementos vegetais e animais como fonte de cura natural para doenças.
A culinária, a língua, as artes e outros elementos da cultura indígena foram essenciais para determinar a identidade nacional.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio - Funai, atualmente, vivem no País cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades, que perfazem cerca de 0,25% da população brasileira.
Ao longo dos séculos, a população indígena no continente americano vislumbrou cenas de destruição e extermínio. De acordo com dados do Conselho Indigenista Missionário – CIMI – estima-se que, por volta de 1500, havia 80 milhões de habitantes indígenas falando 2 mil línguas diversas. Desta população, cerca de 70 milhões foram dizimados nos primeiros cem anos de colonização européia, configurando um dos maiores genocídios da história.
Hoje, comemoramos o Dia do Índio, se para alguns a data é motivo de reconhecimento e valorização dos índios, para outros representa um alerta para a necessidade de defesa do direito dos índios, preservando seus direitos junto com sua cultura, assim, estaremos preservando uma parte significativa desta mistura de culturas e etnias, que é a nossa identidade.
domingo, 19 de abril de 2009
Dia do Índio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário