terça-feira, 14 de abril de 2009

A importância do Voluntariado Educativo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) privilegia “processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.”. Além disso, “a educação deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.” O Voluntariado Educativo possibilita que alunos, professores, funcionários, pais e demais agentes se envolvam com a escola, vivenciando valores tais como solidariedade, comprometimento, respeito às diferenças, por meio da atuação em projetos e ações articuladas com o currículo escolar; dá novos significados aos conteúdos curriculares e potencializa a formação de cidadãos envolvidos com a solução de problemas de suas realidades, sejam eles sociais, educacionais, de saúde, ambientais, entre outros.
Neste contexto, a cidadania, entendida como efetiva participação social e política, observância de direitos e deveres, é exercida plenamente por meio de atuações voluntárias que assumem caráter educativo. Uma vez que estas experiências possam ser vivenciadas desde a infância, há enorme probabilidade que este tipo de atuação e compromisso social e político perpetuem-se ao longo da vida dessas pessoas.
Para ser um voluntário, não é preciso ser especialista em algum assunto nem se dedicar o tempo todo a essa atividade. Basta ter interesse em ajudar.
O sonho de um mundo sustentável não está tão distante quanto pensamos. Se você também acredita que ainda há tempo para salvar nosso planeta e promover ações sustentáveis, venha conhecer o projeto e participar também!!
Imagem: Corbis

Um comentário:

Daniela Lima disse...

tudo vale a pena quando a alma não é pequena!!!