segunda-feira, 25 de maio de 2009

Alho

Segue outra receita natural para controle biológico de pragas
O extrato do alho pode ser utilizado na agricultura como defensivo agrícola, tendo ampla ação contra pragas e moléstias. Segundo vários pesquisadores, quando adequadamente preparado tem ação fungicida, combatendo doenças como míldio e ferrugens; tem ação bactericida e controla insetos nocivos como a lagarta da maçã, pulgão, etc. Sua principal ação é de repelência sobre as pragas.
Características e preparo: no Brasil o uso do alho está restrito ainda a pequenas áreas, como na agricultura orgânica, enquanto que em outros países como nos Estados Unidos, pela possibilidade de empregar o óleo de alho, obtido através de extração industrial, já é possivel empregá-lo em larga escala em cultivos comerciais. Uma fórmula para o preparo de um defensivo com alho compreende a mistura de 1,0 kg de alho + 5,0 litros de água + 100 gramas de sabão + 20 colheres (de café) de óleo mineral. Os dentes de alho devem ser finamente moídos e deixados repousar por 24 horas, em 20 colheres de óleo mineral. Em outro vasilhame, dissolve-se 100 gramas de sabão (picado) em 5 litros de água, de preferência quente. Após a dissolução do sabão, mistura-se a solução de alho. Antes de usar, é aconselhavel filtrar e diluir a mistura com 20 partes de água.
Fonte:Ambiente Brasil

3 comentários:

Viver Sustentável disse...

é fabuloso o trabalho de vocês!

parabéns pelo envolvimento dos estudantes nesse projeto tão belo.

estou "linkando" no meu blog este trabalho para que mais pessoas possam conhecer e replicar a idéia.

abraços

Rosa Sousa disse...

Agradeço muito. O reconhecimento de vocês é muito importante para todos nós.

Rogério Lafayette disse...

Valeu a dica!
Em Niterói as lagartas tem se multiplicado rapidamente, não deixam o maracujá crescer e agora atacam a rúcula e a couve... Vou testar!