segunda-feira, 18 de maio de 2009

Criação de Mudas

A produção de mudas é um trabalho extremamente importante para continuação da vida.
Neste processo, é fundamental que se conheça o comportamento das sementes e da planta. Isso requer procedimentos bem distintos e um bom planejamento, como segue:
Propagação por Reprodução: A semente é a estrutura natural da reprodução das plantas superiores, sendo o meio mais comum para a propagação. Para a obtenção de sementes de boa qualidade as plantas matrizes devem ser cultivadas em condições climáticas favoráveis e ideais para cada espécie envolvida. O tempo máximo de armazenamento da semente não pode ser generalizado para todas as espécies, pois ele é função de várias características inerentes a cada uma delas.
Devem-se considerar os seguintes processos para esse tipo de propagação:
Germinação: Considerada a série de eventos biológicos que ocorre desde o estado de dormência até a emergência da plântula. Esta é afetada pela capacidade da semente absorver água, temperatura, as trocas gasosas entre o embrião e atmosfera e luminosidade.
Dormência: Conhecer os mecanismos de dormência e a sua duração para as diferentes espécies é de suma importância uma vez que define ou não a necessidade de utilizar tratamentos específicos para atuarem no metabolismo da semente.
Uma semente dormente é aquela que, embora viável, não germina mesmo em condições de ambiente, devido a alguma restrição interna.
Semeadura: A época da semeadura varia com a espécie e as condições climáticas existentes e pode ser por semeadura direta, sementeira ou em bandejas e tubetes, para serem posteriormente transplantadas.
Propagação Vegetativa: Algumas plantas só podem ser obtidas se propagadas vegetativamente, além do mais é um processo rápido que apresenta baixo custo, facilidade, rapidez e por isso são muito utilizadas. De um modo geral não requer utilização de técnicas especiais e não existem grandes problemas de compatibilidade, salvo exceções feitas à enxertia e borbulhia. Dificilmente ocorrem variações genéticas, mantendo-se características da planta-mãe, resultando numa boa uniformidade.
Estaquia
: neste caso as plantas se propagam através do enraizamento de partes do seu caule, que são chamados estacas e que devem ter cerca de 30 cm de comprimento e de 1 a 2 cm de diâmetro.Uma estaca pode ser classificada com base na parte da planta onde ela é obtida: raiz, tubérculo, caule ou folha. Cabe ressaltar que para a escolha deste material é essencial que a planta mãe esteja bem nutrida, seja juvenil, tipo de madeira escolhida para a estaquia, época do ano.

Nenhum comentário: