quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Composto Orgânico

A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada e estrume, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono. Por essa razão uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo orgânico empilhado ou acondicionado em um compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.

O composto possui nutrientes minerais tais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre que são assimilados em maior quantidade pelas raízes além de ferro, zinco, cobre, manganês, boro e outros que são absorvidos em quantidades menores e, por isto, denominados de micronutrientes.
Quanto mais diversificados os materiais com os quais o composto é feito, maior será a variedade de nutrientes que poderá suprir, portanto, fornecer composto às plantas é permitir que elas retirem os nutrientes de que precisam de acordo com as suas necessidades ao longo de um tempo maior do que teriam para aproveitar um adubo sintético e altamente solúvel, que é arrastado pelas águas das chuvas.

Outra importante contribuição do composto é que ele melhora a "saúde" do solo. A matéria orgânica compostada se liga às partículas (areia, limo e argila), formando pequenos grânulos que ajudam na retenção e drenagem da água e melhoram a aeração. Além disso, a presença de matéria orgânica no solo aumenta o número de minhocas, insetos e microorganismos desejáveis, o que reduz a incidência de doenças de plantas.

Preparar o composto de forma correta significa proporcionar aos organismos responsáveis pela degradação, condições favoráveis de desenvolvimento e reprodução, ou seja, a pilha de composto deve possuir resíduos orgânicos, umidade e oxigênio em condições adequadas.

Vale lembrar que durante a compostagem existe toda uma sequência de microorganismos que decompõem a matéria orgânica, até surgir o produto final, o húmus maduro. Todo este processo acontece em etapas, nas quais fungos, bactérias, protozoários, minhocas, besouros, lacraias, formigas e aranhas decompõem as fibras vegetais e tornam os nutrientes presentes na matéria orgânica disponíveis para as plantas.

Imagem: composteira provisória

fonte: planetaorganico

11 comentários:

Anônimo disse...

A importância de ter uma horta em casa não é apenas uma questão financeira mas na qualidade de vida, pois consumindo alimentos sem nenhum tipo de química (agrotóxicos) proporcionando uma vida mais saudável e sustentável para o planeta, aproveitando tudo.

Anônimo disse...

Eu acho muito bom e interessante ter uma horta. Na minha casa eu tenho horta e retiro boa parte das verduras utilizads na minha alimentação. Apesar de cuidados especiais, acaba sendo muito gratificante, pois tenho a minha disposição e da minha familia alimentos saudável, sem agrotoxicos, mantendo um equilibrio para minha saude e ajudando a preservar o meio ambiente.

Anônimo disse...

Antigamente na minha casa tinha uma horta, antes do almoço eu colhia alface para fazer a salada. Tinhamos tb uma plantação de banana e sempre tinha banana madura para nossa alimentação. /banana é uma fruta muito saudavel e rica em vitaminas principalmente para quem pratica atividades fisicas.
/quem sabe agora participando da construção da horta da escola eu animo meu pai para fazer nossa horta novamente.

Anônimo disse...

Nós, funcionarias da escola, colaboramos tb com o projeto, juntando as folhas secas e reservando num local para futura compostagem. /acho a iniciativa do projeto maravilhoso, pois tenho filhos na escola que estão tendo oportunidade de vivenciar coisas boas, já aprenderam até fazer sabão, e aproveito p dizer que estou sempre disponivel para ajudar no que for preciso.

Márcia Ap Pereira
Geovana

Anônimo disse...

Quando olhei a foto do composto orgânico, fiquei assustada, pois o modo de preparar está incorreto.
O correto é fazer um buraco e colocar as folhas, resto de legumes e frutas e molhar todos os dias e revirar este composto até formar o adubo orgânico.

Anônimo disse...

Oi profª...
apesar de que eu não tenha uma horta eu acho muito bom ter uma,pois alem de economizar tambem é mais saudavel pois não tem tanto agrotóxico...
E acho muito bom fazer uma horta na escola...
Mariana 1ºB

Rosa Sousa disse...

Olá Filo! Obrigada pelo comentário... Já te expliquei que a composteira é provisória e ainda não montamos a pilha do composto. E espero por você para nos ajudar!

Anônimo disse...

Uma das maiores agressões ao meio ambiente são os residuos solidos das areas urbanas, uma das alternativas é a comportagem que é um processo de tranformação do lixo orgânico em materia orgânica chamada de composto que pode ser usada como adubo é feita da decomposição aeróbica parcial da matéria orgânica em condições controladas em usinas de triagem e compostagem de lixo, ela exige uma area menor que a do aterro mas é necessário que haja demanda para o composto de modo a reduzir o custo do processo.


soluções para o lixo

Vejamos algumas soluções para colaborar na manutenção da qualidade do meio ambiente:

* evite sacolas plásticas de lojas ou supermercados para carregar compras sempre que possivel use sua propria sacola, mochilas e bolsas.

* sempre que possivel evite produtos descartaveis

* não joge lixo na rua se estiver na praia recolha em sacos e jogue em cestos

* não jogue no lixo roupas brinquedos sapatos antigos em muitos casos podem ser doados ou restaurados

* separe vidros, jornais, revistas,embalagens de papel para vender ou doar a um "catador de rua" ou encaminhar para coleta seletiva se houver em sua cidade.

* participe de associações de bairros e de movimentos ecologicos para precionar o governo em todas as questões ligadas ao meio ambiente.

Anônimo disse...

O projeto mão na terra é um otimo projeto e eu tenho certeza que muitos outros alunos aprenderão sobre o meio ambiente , infelismente a nossa horta ainda não esta pronta mas todos nos estamos dispostos a ajudar para que a horta fique prota o mais rápido possivel para produzir alimentos e melhorar a refeição

Anônimo disse...

Adorei porque e uma forma muito legal de reeaproveitar os restos de comida alem de preservar o meio ambiente.

Anônimo disse...

Parabéns para a profªRosa pela sua criatividade,disposição e responsabilidade de passar o teu conhecimento a diante, pois os nossos alunos precisa de criatividades como essas para se sentirem motivados e ir em busca de novos conhecimentos.Cuiabá/MT