segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Seed Balls

Você já ouviu falar em Seed Balls?

Originalmente criada pelo Sr. Masanobu Fukuoka, trata-se de um coquetel de sementes armazenado numa bola de barro, usado para reflorestar grandes áreas.

A receita básica é a seguinte

Junte sementes ou compre-as para confeccionar as suas esferas de argila. (Você pode juntar múltiplas sementes de plantas diferentes ou colocar apenas uma, duas, no máximo três sementes dentro de cada esfera de argila).

Proporções

01 porção de múltiplas sementes secas;
03 porções de adubo orgânico (fertilizante natural a base de vegetais);
05 porções de argila (terra) vermelha ou marron ;( evite argila cinzenta geralmente usadas para confecção de tijolos, telhas)
01 a 02 porções de água.

Mistura

Junte todos os componentes secos e misture-os bem. A seguir adicione a água, faça uma massa e modele as esferas.

Secagem e armazenamento

Coloque as esferas (bolinhas) em cima de papel (papelão) e deixe-as na sombra para secar, elas podem ficar armazenadas por semanas ou para uso imediato após secagem.

Dispersão


As esferas de sementes podem ser distribuídas, espalhadas naturalmente na superfície do terreno escolhido (a distância de uma esfera da outra varia de acordo com o tamanho das futuras plantas, quanto maior as plantas maior a distância).

fonte:
www.orkut.com.br - Comunidade Seed Ball Brasil

10 comentários:

Anônimo disse...

Achei a idéia muito criativa, principalmente para reflorestar áreas de difícil acesso. Será que podemos jogar essa bola de sementes pela janela do helicoptero? Puxa seria uma idéia maravilhosa para reflorestar a Mata atlantica, não é professora? Precisamos de parceria com alguma empresa para nos doar as sementes, pois aja sementes!!! Pode contar comigo!

Anônimo disse...

O comentario acima é meu.
Jessica

Anônimo disse...

Aqui no Putim tem barro parecido com argila, podemos confeccionar as bolas de sementes com baixo custo também.

wesley

Anônimo disse...

Muito legal este sistema pois assi, ajudaremos a preservação da espécie de plantas que estejam em extinção,vou fazer o "Seed Balls" em minha casa, pois lá temos espaço.Professora Eliana Fátima

Anônimo disse...

É UM ATO SIMPLES E TÃO LINDO!
ÓTIMO PARA SE TRABALHAR COM AS CRIANÇAS E OS JOVEIS NA ESCOLA!
LINDO!

Rogério Lafayette disse...

Nunca ouvi falar, mas é muito interessante! Acho que ajudaria sim... Você já experimentou?

talita morais disse...

Faço parte de uma comunidade no orkut sobre a SEED BALLS, a comunidade está parada.Costumo juntar todas as sementes das frutas que uso do mamão a jaca.Quando vou para rua jogo as sementes em locais de mata.Terreno baldio. Onde eu perceba que pode dar certo.
Talita Salvador Bahia

Tito Tortori disse...

POr favor... seed bal sim, mas de jaca NAAAAAAUUUUUUMMMMMMMMM...rs A Jaca é uma planta exótica invasora... Não plantem Jaca! Plantem árvores nativas....Abraços.Tito Tortori

Tito Tortori disse...

POr favor... seed bal sim, mas de jaca NAAAAAAUUUUUUMMMMMMMMM...rs A Jaca é uma planta exótica invasora... Não plantem Jaca! Plantem árvores nativas....Abraços.Tito Tortori

Tito Tortori disse...

Muito legal o seu Blog... parabéns... Sou professor de ciências do Rio de janeiro...Abraços.
Tito Tortori