sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cobertura morta na horta mandala

A Cobertura Morta é uma prática que visa proteger o solo do impacto direto das chuvas e da radiação solar mediante a colocação de materiais diversos sobre a sua superfície.
Ajuda também a manter a umidade do solo, dificulta o aparecimento do mato , evita a evaporação da água e mantém o ponto de aeração do solo que é a circulação do ar nos espaços do solo, essencial a respiração das raízes das plantas e demais organismos vivos.
Para fazer a cobertura morta pode ser utilizado o capim seco , serragem de madeira ( cascalho ou pó de serra ).
Um canteiro sem cobertura morta, por exemplo, é regado pela manhã e, ao meio dia, estará seco, precisando de mais água no período da tarde, o que interfere no seu equilíbrio vital.

2 comentários:

Daniela Lima disse...

heheh é a serrapilheira!!! Tenho tirado muitas coisas aqui do seu blog para o projeto de minha escola... o cronograma com as atividades já está pronto, separei por séries... logo também começarei a postar matérias sobre ele!! Obrigada pelas informações e Parabéns!!

Rosa Sousa disse...

Olá Daniela!! Eu conheço por Mulch, mas aqui na região é conhecida por cobertura morta. Bom, isso é só um detalhe, o que importa é proteger o solo, pois solo descoberto é solo pobre, e essa cobertura que pode ter tantos outros nomes pode ser de matéria orgânica morta (folhas, galhos, (ou até mesmo papel, já vi até com jornais)ou pode ser viva, com o plantio de espécies benéficas rasteiras (batata doce, labe labe), evitando a evaporação rápida da umidade do solo e protegendo contra a erosão, além de evitar o ataque de pragas. Obrigada pela visita!!