sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sustentabilidade Ambiental

Em 2000, a ONU - Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas do mundo, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio. Esses objetivos, se alcançados pelos países, certamente vão melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Entre eles, a Sustentabilidade Ambiental é um princípio decisivo para eliminar a pobreza globalmente. A quantidade de água potável disponível tem diminuído dramaticamente; a poluição das águas mata hoje milhões de pessoas por ano; mais de 75 % da reserva mundial de peixes é sobre-explorada; e o aumento no nível dos oceanos causado pelo aquecimento global pode deslocar milhões de pessoas. Todas essas crises, que têm seus maiores impactos na empobrecida população dos países em desenvolvimento, estão entre os problemas ambientais que coletivamente representam uma barreira significativa à redução da pobreza.
O que podemos fazer para mudar isso?
De algum jeito, temos que começar...
E por que não começar na escola?
O desperdício de água, a produção excessiva de lixo e a falta da coleta seletiva, a poluição sonora e visual, a ausência do verde , o excesso de cimento, a qualidade do ar, ventilação e iluminação inadequadas, má qualidade da água, consumo exagerado dos recursos não renováveis, más condições de higiene e as inúmeras doenças ligadas ao contexto da vida na pobreza são alguns dos problemas enfrentados todos os dias por nossos alunos.
Por essa razão, promover a reflexão sobre esses problemas favorece o desenvolvimento de ações eficazes e criativas, afinal, todos nós somos responsáveis pelo equilíbrio do planeta.
Muitas vezes a solução de um problema pode servir de resposta para outros, principalmente quando trabalhamos juntos e com criatividade. É legal que cada um descubra o que mais gosta de fazer no projeto. Aprender a semear, foi o primeiro passo.
Mas, lembrem-se: É necessário a participação e o envolvimento de todos.
Referências:
Objetivos do Milênio

2 comentários:

Rogério Lafayette disse...

Começar a desenvolver a sustentabilidade ambiental na escola, no ensino fundamental, na fase de formação dos alunos, é o óbvio ululante! Mas a maioria das pessoas não enxerga o óbvio, como dizia Nelson Rodrigues, ou não quer enxergar.
Alunos da EE Dinorá Brito: é um privilégio estudar Geografia com a Professora Rosa - aproveitem!
Gostei da "casinha" da sementeira...
Valeu!

Anônimo disse...

{[cints cod 2382}]bom eu estava lá mas a experiencia foi um maximo um projeto que nos mostrou e ensinou : plantar a semente o tipo de terra e etc... . Um projeto asssim deveria estar em todas as escolas do mundo .Fzer um horta sem produtos quimicos que agridem o meio ambiente .Uma iniciativa da professosa roza que leciona em geografia tem uma iniciativa,uma ideia que revolucionou a escola dinorá.
[douglas alik silva pereira {8 a }] (ps visitem meu blog : inotaveisbloggerpublico.blogspot.com
e para aqueles que são fãns de anime japones(naruto)e so assesar:narutoprojct-fansdenaruto.blogspot.com