Todas as pessoas carregam conhecimentos sobre a sua realidade, com nossos alunos não é diferente. Seus diferentes pontos de vista nos ajudam a compreender a realidade do lugar onde vivem. É fácil perceber que eles possuem conhecimento sobre muitos problemas ambientais, mas lhes falta percepção de que estão inseridos em muitos deles. Quem sabe, as várias ações desenvolvidas no projeto poderão desencadear transformações, compromissos, preocupações e reflexões com o ambiente em que vivem.
As atividades possibilitam aos alunos a percepção da interação entre todos os seres vivos. As plantas relacionam-se com os microorganismos que produzem nutrientes, com as minhocas que revolvem o solo para que as raízes se desenvolvam e com os insetos que delas se alimentam ou combatem seus inimigos naturais.
Desta forma, é mais fácil compreender que é preciso trabalhar de forma harmonizada com a natureza, respeitando o tempo, os ciclos naturais e a capacidade da terra em dar frutos e descansar.
Babosa ( Aloe Vera)
Assim, é possível ter alimentos livres de insumos químicos e sem alterações genéticas, produzidos em ambientes cujos recursos naturais sejam preservados. Para isso, basta uma nova atitude diante de tudo aquilo que nos cerca.
Funcho (Foenicolum officinale)
Daí a necessidade da consciência que os outros caminhos exigem para serem construídos de modo consistente, com uma mudança na formação dos alunos.
"Hoje certamente mais importante que a consciência do lugar é a consciência do mundo, obtida através do lugar." (Milton Santos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário