quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Troca de sementes - Chegada das sementes cariocas

Depois de muita expectativa, os alunos receberam as cartinhas com as sementes cariocas. (veja como tudo começou)
Foi fácil perceber o entusiasmo que os alunos abriam as cartinhas e comentavam com os colegas o que estava escrito. Foi um momento descontraído onde eles falaram sobre as trocas de sementes, de uma possível amizade, da escola, dos professores, e até sobre seus sonhos. Foi um passo importante para as duas escolas, pois essas trocas podem sinalizar outras práticas possíveis e outras formas de convivência e solidariedade.
O importante de tudo isso, como o Professor Rogério já escreveu no blog, é que vamos vivenciar o desafio de utilizar o velho e o novo, ou seja, a carta e a internet, a espera e o instantâneo, que são diferentes formas de comunicação, incentivando a leitura e a escrita no sentido de concretizar práticas mais próximas da realidade dos alunos.
Acredito que uma grande teia está sendo construída, por enquanto, por nós, paulistas e cariocas, que juntamos nossos sonhos na esperança de atingir alguns ideais de uma educação transformadora, pois essas trocas ensinam a valorizar o outro e a reconhecer-se nele, a lidar com as diferenças e a desenvolver relacionamentos mais saudáveis, atentas às alternativas de melhorias na qualidade de ensino e da preservação do meio ambiente.

Algumas sementes recebidas pelos alunos já foram plantadas na horta da escola, depois do feriado vamos escrever as cartinhas e agradecer as sementes.

Foi uma experiência incrível. Agradeço a participação dos alunos, paulistas e cariocas, e a colaboração do Profº Rogério.

E você o que achou??

3 comentários:

Isabel U.Ramos disse...

Olá pro(a) Rosa! Adorei o intercâmbio de sementes! Acho um idéia muito interessante entre os alunos.

Desejo que amplie mais seu projeto! Muito Sucesso !!

Grande abraço

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

olá pro(a) rosa eu adorei a plataço da horta dai eu adorei bem que o professor rogerio falou que ai é muito lindo e muito cuidadoso

beijos adorei fala com vocês
abraços para todods vcs