Depois de muita expectativa, os alunos receberam as cartinhas com as sementes cariocas. (veja como tudo começou)
Foi fácil perceber o entusiasmo que os alunos abriam as cartinhas e comentavam com os colegas o que estava escrito. Foi um momento descontraído onde eles falaram sobre as trocas de sementes, de uma possível amizade, da escola, dos professores, e até sobre seus sonhos. Foi um passo importante para as duas escolas, pois essas trocas podem sinalizar outras práticas possíveis e outras formas de convivência e solidariedade.
O importante de tudo isso, como o Professor Rogério já escreveu no blog, é que vamos vivenciar o desafio de utilizar o velho e o novo, ou seja, a carta e a internet, a espera e o instantâneo, que são diferentes formas de comunicação, incentivando a leitura e a escrita no sentido de concretizar práticas mais próximas da realidade dos alunos.
Acredito que uma grande teia está sendo construída, por enquanto, por nós, paulistas e cariocas, que juntamos nossos sonhos na esperança de atingir alguns ideais de uma educação transformadora, pois essas trocas ensinam a valorizar o outro e a reconhecer-se nele, a lidar com as diferenças e a desenvolver relacionamentos mais saudáveis, atentas às alternativas de melhorias na qualidade de ensino e da preservação do meio ambiente.
Algumas sementes recebidas pelos alunos já foram plantadas na horta da escola, depois do feriado vamos escrever as cartinhas e agradecer as sementes.
Foi uma experiência incrível. Agradeço a participação dos alunos, paulistas e cariocas, e a colaboração do Profº Rogério.
E você o que achou??
3 comentários:
Olá pro(a) Rosa! Adorei o intercâmbio de sementes! Acho um idéia muito interessante entre os alunos.
Desejo que amplie mais seu projeto! Muito Sucesso !!
Grande abraço
olá pro(a) rosa eu adorei a plataço da horta dai eu adorei bem que o professor rogerio falou que ai é muito lindo e muito cuidadoso
beijos adorei fala com vocês
abraços para todods vcs
Postar um comentário