sexta-feira, 12 de março de 2010

Como construir a agenda ambiental da escola

imagem: Homero Britto

“ Tudo o que acontece no mundo,
seja no meu país,
na minha cidade ou no meu bairro,
acontece comigo.
Então, eu preciso participar das decisões
que interferem na minha vida.”
Hebert de Souza, o Betinho


Não há uma fórmula pronta e acabada para construirmos a Agenda Ambiental da escola. Cada lugar, cada ambiente, cada escola tem suas características próprias e a agenda deve levar isto em consideração.
Mas existe uma exigência fundamental: a direção da escola precisa querer investir nesta proposta, ser firme e ter um comprometimento total em todo o processo. Sabemos que, em grande parte, a direção é responsável pelas mudanças na escola. Desenvolver a Agenda Ambiental torna-se um desafio para a construção destas mudanças, transformando a escola em um ambiente mais saudável.
Toda a escola deve estar envolvida e comprometida com seu processo de construção. As ações devem abranger tanto as atividades administrativas e de serviços, quanto as atividades pedagógicas intra e extra-classe.
A elaboração de uma agenda ambiental na escola pode se constituir em um produto que estimulará mudanças duradouras na unidade escolar e, para isso, é necessário contemplá-la como um dos eixos do projeto pedagógico.


Material de apoio na internet
:
Agenda 21 - Carna na escola
Agenda 21 x Educação Ambiental - UNESP
"Em uma comunidade sustentável as pessoas cuidam das relações que estabelecem com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presente e seu futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças. Entende-se que cada comunidade deve construir seus próprios passos em direção à sustentabilidade.
"

Agenda 21
é
uma agenda de compromissos e ações sustentáveis para o Século XXI. Ela foi assinada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, conhecida como Rio-92. Na Agenda 21 estão definidos os compromissos que 179 países assumiram de construir um novo modelo de desenvolvimento que resulte em melhor qualidade de vida para a humanidade e que seja econômica, social e ambientalmente sustentável. Desde 2002, o nosso país tem a Agenda 21 Brasileira, feita com a participação de cerca de 40 mil pessoas. A Agenda 21 tem como referência a Carta da Terra, um documento internacional que trata de como cuidar do nosso Planeta.

Um comentário:

Agente Jovem disse...

Nós somos agentes do projeto Jovem de futuro, e estamos aqui para comunicar que iremos ajudar a professora Rosa, com o projeto da Horta...