sábado, 27 de março de 2010

O sorriso dos professores

"A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda não é possível. Isso faz parte da tarefa histórica de redesenhar e reconstruir o mundo."
Paulo Freire

Um dos fotógrafos brasileiros mais preocupados com as lutas populares é Sebastião Salgado. No Brasil, ele publicou, com palavras de Cristóvam Buarque, um álbum chamado “O berço da desigualdade”. As fotografias são de escolas em todo o mundo e trazem a importância que se dá, em todos os lugares, a essa instituição, não só para crianças, meninos e meninas, mas para os jovens e os adultos.
Mas o que é bom ver nessas fotografias com professores e professoras é a animação que transmitem e a relação que mantêm com a classe. Acima, grandes braços abertos convidam a uma resposta sobre uma borboleta desenhada no quadro-negro e para dá-la braços se levantam entusiasmados.
A força e o sorriso dos professores fotografados mostram que, em circunstâncias dificílimas, trabalham com entusiasmo e fazem trabalhar seus alunos.
Alguns estudos no Brasil com professores e professoras atuando na escola pública, mostram que estão cansados com o profundo desprezo que as autoridades parecem ter por eles quando “encomendam” estudos de diferentes ordens para mostrar que o aumento salarial não faz aumentar a qualidade do ensino. Ao ver estes estudos que são mais ‘declarações’ do que outra coisa, sempre me pergunto curiosamente: o que faria, então?
Mas em meio a essas tantas dúvidas e incoerências, confesso que amo ver o sorriso dos professores e das professoras nas fotografias de Sebastião Salgado.

FONTE: - Nilda Alves, Coordenadora do projeto Redes Educativas, Currículos Locais e Imagens -
Educação e Imagem

Nenhum comentário: