quarta-feira, 31 de março de 2010

Gente cuidando das àguas


O livro “Gente Cuidando das Águas” – Meia dúzia de toques e uma dúzia de idéias para um jeito diferente de ver, sentir e cuidar de Águas, através do Programa de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, defende a participação civil na gestão ambiental e está disponível para
download aqui.
O trabalho revela o empenho em integrar cidadãos comuns (pessoas da sociedade civil não-organizada) como atores e autores numa rede de ambientalistas. A justificativa básica é que, fora industrias e algumas empresas comerciais, o maior volume de água, em ambientes urbanos, é consumido por cidadãos comuns.
Trabalhadores rurais e agricultores familiares também têm grande importância, por sua atividade altamente dependente de recursos hídricos e porque estão próximos às nascentes dos rios.
O livro defende que a integração da sociedade civil implicará num salto qualitativo da gestão ambiental.
Descreve a metodologia que vem sendo aplicada no Projeto Gente Cuidando das Águas, desenvolvido pioneiramente em 10 municípios da Bacia do Ribeirão da Mata, próxima a Belo Horizonte.
O trabalho desenvolvido nas comunidades surge na convicção de que iniciativas de mobilização social serão tão mais eficazes, quanto mais saírem da cultura de dominação e de infantilização, geralmente praticada na Educação Ambiental.

Boa Leitura!

Fonte: Gente Cuindando da águas - no site você encontra uma
lista de textos sobre voluntariado, mudanças de paradigma e referências sobre um jeito diferente de ver, sentir e cuidar de Águas.

Nenhum comentário: