segunda-feira, 15 de março de 2010

Reflexão para o Dia Internacional do Consumidor

Consumidor é aquela pessoa que adquire bens para seu uso, ou seja, aquele que consome. Nos dias de hoje, quando se adquire artigos de consumo ou utiliza-se serviços há a proteção da lei contra os abusos ou práticas incorretas do comércio
Atualmente, vivemos em uma época regida pelo consumo desenfreado e não existe melhor momento para repensarmos nos nossos padrões de consumo.
O Instituo Akatu revelou, em pesquisa, que o homem consome cerca de 25% acima da capacidade da renovação da Terra. Se continuarmos nesse ritmo intenso de super produção e super consumo até 2060 precisaremos de dois planetas para mantermos nossos padrões atuais.
O que você acha?
Existe a necessidade urgente de revertemos esse cenário.
Um consumidor consciente não está apenas preocupado com o preço, mas também com a origem do produto que está comprando, se ele atende, por exemplo, aos padrões de manejo florestal estipulado pelo FSC (http://www.fsc.org.br), as normas de gestão ambiental como a série isso 14000 ou mesmo selos de eficiência energética do PROCEL.
Outra questão importante para o consumidor é analisar como será feito o descarte desse produto. Ele não poderá ir para um lixão, certo?

Um exercício interessante é perguntar sobre os 3Rs do produto:

Ele pode ser reaproveitado, reutilizado e reciclado?
Ao adotar essas práticas, você estará dando um pequeno, porém importante passo para o futuro e equilíbrio do planeta.

Nenhum comentário: