segunda-feira, 28 de junho de 2010

Babosa

Atualmente o interesse pelos benefícios naturais das plantas vem crescendo na área de homeopatia e fitoterapia. Entre as mais utilizadas está a babosa (Aloe vera L.) presente em quase todos os balcões de cosméticos, e com varias aplicações na medicina popular, como para cicatrizar feridas, contusões, irritações, tônicos, purgativo, etc. Provavelmente nativa da África, sendo cultivada em regiões tropicais e subtropicais.

O nome Aloe vera seria originário do hebráico halal ou do arábico alloeh (= substância amarga, brilhante) e do latim vera (= verdadeira). Ao que tudo indica, ela é considerada uma planta poderosa há muito tempo. Antigos muçulmanos e judeus acreditavam que a babosa representava uma proteção para todos os males e, por isso, usavam as folhas até penduradas na porta de entrada da casa. Alexandre, o Grande, teria conquistado as Ilhas de Socotorá, no Oceano Índico (século IV a.C.), porque lá vegetava abundantemente um tipo de babosa que produzia uma tinta violácea. Há quem diga, entretanto, que na verdade, o conquistador conhecia os poderes cicatrizantes da babosa e seu principal interesse nas ilhas era ter plantas suficientes para curar os ferimentos dos seus soldados após as batalhas. Sendo que personagens importantes na história, como Cleópatra e Alexandre, o Grande, eram seus admiradores (VIANA, 1997).

Desde a antiguidade, as plantas medicinais já eram utilizadas para a cura de inúmeras doenças. Registros históricos de 5 mil anos mostram que os sumérios já usavam ervas para fins medicinais. O primeiro livro sobre ervas já registrado data de 2700 A.C e vem dos chineses com uma lista de 365 plantas (BIAZZI, 2003).

Geisiane, aluna do 1º ano Ensino Médio usa babosa nos cabelos

Hoje, viver em equilíbrio com a natureza, é o desejo de muitas pessoas, que utilizam as plantas para tratar as doenças, como nossos ancestrais.

Mais informações: Embrapa

Fonte: FAEF

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Além de tudo,nos proporciona um belo jardim!!!!