terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher


O 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, simboliza a busca por equidade de gênero, pelos direitos políticos e o empoderamento das mulheres. A criação do Dia Internacional da Mulher foi proposto em 1910, no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, pela alemã Clara Zetkin. Não se definiu, naquele Congresso, um dia específico. É certo que a data está ligada ao movimento sindical feminino, mas as razões da escolha do dia 8 de Março são controversas. Apartir de 1970, a data passou a ser associada a um incêndio em Nova York, no qual morreram dezenas de operárias grevistas. Também foi associada à greve de tecelãs russas, em 1917, que muitos consideram um momento inaugural da revolução soviética.

No Brasil as comemorações do Dia Intenacional da Mulher remonta às mulheres trabalhadoras ligadas ao partidos de esquerda. Com o fechamento do regime democrático em 1964 esta data foi esquecida e volta a aparecer nos anos 70 com as organizações das mulheres.
Mais informações
Leitura
Princípios de Empoderamento das Mulheres
- Mulher ainda ganha menos que homem em quase todo o mundo: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/192842.html
Participe da Programação da ONU Mulheres: Programa especial mostra o combate à violência contra as mulheres
- Saiba mais sobre a lei Maria da Penha



 Fonte: Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia

2 comentários:

Gislene disse...

Rosa,

Parabéns à nós mulheres, pelo nosso dia, por tudo que somos, por tudo o que representamos, por tudo o que já conquistamos, por termos recebido o dom de dar a vida.
Parabéns à você minha querida!

Um forte abraço,
da amiga,

Gislene.

Rogério Lafayette disse...

Parabéns!!!