quinta-feira, 31 de março de 2011

Recurso didático nas aulas de Geografia - Sensoriamento remoto


A partir  da análise e interpretação de imagens de satélites, os conceitos geográficos  de lugar, localização, interação homem/meio, região e movimento ( dinâmica ) podem ser articulados.



Pode-se observar a repartição entre terras e oceanos, distribuição das grandes unidades estruturais como cadeias de montanhas, localização de cursos d’água e feições relacionadas a estes ( meandros, deltas, etc) e aos relevos ( escarpas, cristas, morros, colinas, etc.); a evolução da cobertura vegetal; a configuração, organização e expansão das grandes cidades; o fenômeno da conurbação; bem como as características e a evolução das áreas agropecuárias.

Imagens de diferentes períodos são recursos que ajudam na compreensão do processo de organização e transformação do espaço. Dessa maneira, a partir da interpretação de imagens de diferentes épocas, referentes a uma mesma região, é possível fazer uma reconstituição do processo de ocupação e desenvolvimento de uma região.

As imagens de satélites permitem enxergar e descobrir o planeta Terra de uma posição privilegiada.
Imagem: Alunos do 1º EM B
Fonte: INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Iniciação em Sensoriamento Remoto, Teresa Gallotti Florenzano, 2ª edição, Oficina de textos.

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