domingo, 27 de março de 2011

Dia Mundial do Monitoramento da Água - WWMD

Através de uma parceria com o Programa ENO , nossa escola recebeu os kits do Programa WWMD que é um programa internacional de educação e sensibilização para proteção dos recursos hídricos no mundo e em 2010 começamos a monitorar a água do Córrego dos Putins.
Ao analisar a água do Córrego dos Putins em 2010, percebemos que o maior  problema do córrego era o grande volume de água não tratada despejado ali. Elaboramos um plano de ação para futura mobilização, pois  o  tratamento de esgotos domésticos   é uma ação estratégica fundamental para proteção do Córrego dos Putins.

Um outro problema  que atinge o Córrego dos Putins é o lixo,  resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois  adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produz  impactos na natureza.

Somos responsáveis por tudo aquilo  que fazemos todos os dias. A cada  novo dia de nossas vidas, nossas ações  terá uma consequência ao longo do tempo, seja na sustentabilidade do planeta, nas questões sociais e até mesmo em nossas próprias vidas.


Aprender a ser cidadão é entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade,  responsabilidade; Aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na escola e na vida da comunidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Foi bom observar que no Córrego a vida aquatica é prejudicada pois o ph da água não é adequado. Bom, fazemos a nossa parte para preservar o nosso rio, com pequenos gestos, podemos ajudar muito, pois o bem mais preciosos que Deus nos deixou esta precisando de socorro.
Luis Eduardo 2A

Danielle Cristina 2A disse...

Participar do monitoramento é importante pois obsrvamos que no corrego dos putins não há vida marinha e poussui muito esgoto e poluição. A preservação do corrego está em pessimo estado, tem muito lixo. Mas fizemos a nossa parte, limpamos as margens e conscientizamos a comunidade a participar tb. Preservando a natureza, cuidadno do meio ambiente melhora muito nossa qualidade de vida.

Lucas disse...

A água é um bem muito valorizado para todos, e temos que fazer o máximo que pudemos para economizar e não gastar com coisas bobas. Ex. não lavar o quinta e o corro e cuidar do lixo tb.

Lucas, 2A

Janaina, 2A disse...

Os alunos da Escola Dinorá e os professores analisaram e limparam o corrego aprednemos muito sobre a preservação da agua, e que beneficios ela nos tras, não só para nós mas para o meio ambiente. O corrego precisa ter uma mata ciliar p protege lo e isso melhora a qualidade da água.

Milena, 2A disse...

No monitoramento nós observamos como é feito a analise da água, se ela esta propicia a surgimento de peixes, ou outro tipo de vida, mas o que vimos, foi muito lixo. Tirando o monitoramento da água o que observamos tb foram as áreas verdes, a academia ao ar livre, o parque, as quadras e bastante arvores. E alem da analise, nós tb plantamos arvores e se cuidar mos bem, com o tempo a qualidade do bairro vai melhorar muito.