quinta-feira, 3 de março de 2011

Mutirão Agroflorestal em Pindamonhangaba/SP


Sistema agroflorestal é uma forma de uso da terra na qual se combinam espécies arbóreas lenhosas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou animais, de forma simultânea ou em seqüência temporal e que interagem econômica e ecologicamente.
O Sistema Agroflorestal objetiva otimizar a produção com o uso eficiente dos recursos (solo, água, luz, etc.), da diversificação de produção e da interação positiva entre eles. 
É uma opção estratégica para produtores familiares, graças à diversificação da produção e rentabilidade. Além disso, fornecem numerosos serviços socioambientais, que podem ser valorados, com potencial de serem convertidos em créditos ambientais e, assim, aumentar o valor agregado da propriedade agrícola.(EMBRAPA) 
O curso foi organizado pela  APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios do Governo de São Paulo em Pindamonhangaba e o  objetivo foi  capacitar os participantes no planejamento e multiplicação para o desenvolvimento em  SAF´s.  
Agradeço ao convite da Engª Amira, Surya,  pela oportunidade de participar do mutirão e conhecer outros caminhos para a construção de conhecimentos na busca do equilíbrio  com a natureza.

Um comentário:

Isabel U. Ramos disse...

Rosa, parabéns pelo projeto e também pelo blog. Adoro muito este espaço. =)

Grande abraço,

Isabel
www.isabel-ramos.blogspot.com