quarta-feira, 25 de junho de 2008

Leitura do Mundo

imagem: corbis


A recente pesquisa “Retrato da leitura no Brasil”, traz um perfil preocupante do leitor brasileiro. O relatório mostra que 45% dos brasileiros não têm o hábito de ler. Entre um dos motivos apontados na pesquisa está a afirmação dos entrevistados de que não compreendem aquilo que lêem.

Grave não?

Segundo Paulo Freire “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, ou seja, antes de ler a palavra, vivenciamos e explicamos o mundo através dos sentidos, assim, antes de ler a palavra, o aluno já vivenciou diversas leituras do mundo.

Ler o mundo significa mais do que ser capaz de ler um texto... É necessário o domínio de diferentes códigos e linguagem para ampliação das possibilidades de interpretação e compreensão da realidade frente a um mundo em permanente reconstrução.

O relatório ainda afirma que o incentivo à leitura nas escolas é muito importante.

E você, entende aquilo que lê?

Para acessar o relatório:
http://www.prolivro.org.br

7 comentários:

Anônimo disse...

Lí e concordo. Antes de ler-mos e simplesmente decodificar-mos simbolos já somos inundados por uma série de informações que nos chega atraves de um bombardeio de imagens as quais somos expostos cotidianamente. Agora o mais dificil de tudo isso é o tratamento que damos a essa leitua . A escola tem o papel fundamental de ajudar ao aluno a saber o que fazer com tais informação. Essa não é uma tarefa fácil tendo em vista
que nós também deveriamos saber o que fazer com tudo que lemos e
muitas vezes não sabemos.
A única certeza que tenho é que temos muito trabalho a ser feito e
que trabalhamos com o mais valioso instrumento de construir e
reconstruir mundo o ser humano e não devemos esquecer jamais que
temos certa responsabilidade em tudo isso.
Um abraço. Andréa Teixeira

Anônimo disse...

olá a todos!
li o post e achei muito grave os brasileiros não terem o hábito de ler... eu adoro adoro ler diversos livros,atualmente estou lendo o livro CONTO DE AUTRORA que relata varias historias muito interessantes e todas vem com moralidade muito legais e importantes.esse livro se encontra em varias escolas,até na sua!todos devemos praticar esse exercicio...LER TAMBEM É UM EXERCÍCIO.
BJOS

Anônimo disse...

Olá a todos!Lendo o post e conversando com a minha amiga Carol, concluímos como é importante as diversas leituras do mundo, notamos que a fotografia do blog agora, é uma imagem do Parque da Cidade, uma referência de preservação de várias espécies que nós da cidade de São José dos Campos temos o privilégio de ter e preservar.
É muito agradável usufruir de espaços como esse, pois a cidade a cada dia cresce mais e o que vemos é só o cinza dos prédios.
Obrigada Leandro pela belíssima foto, como sempre ajudando e contribuindo para o sucesso do nosso projeto.

Isabela, Caroline 1°B

Anônimo disse...

Oiii td bem???
nossa eu acho muito importanteas pessoas terem o habito de ler...
eu adoro ler...
Como todos dizem ler tambem é um exercício...
bjos e até mais...
mariana 1°b

Anônimo disse...

ñ soh entendo como gosto d ler,e mto!ah!prof,tenho uma cartilha mto interessante sobre leitura.vou trazê-la p/escola!

Anônimo disse...

Bom!!!
Isso tudo o que esta escrito pela Professora Rosa Maria,é muito importante!
Para desenvolver o habito de leitura nos alunos, não só por base da escrita mais também por imagens o que elas representam(simbolizam), isso é muito interessante e é a verdade, pois, a partir desse ponto você ja começa a olhar as coisas numa forma diferente, por exemplo, nem tudo o que a midia fala é verdade, pois você tem que ter seu ponto de vista proprio não depender do proximo ou ser influenciado pela a midia!!!
O Habito de leitura é desenvolvido nos alunos, para que possamos ver la fora a realidade, isso não é só para os alunos. No proprio blog: maonaterra.blogspot.com, nós algumas imagens e nos temos que ver com nossos proprios olhos o que ela representa, e então fique atento neste blog, porque aqui você pode aprender diversas coisas, que hoje você não sabe ou não conhece.
Aprenda mais, e com uma coisa que todos nós sabemos LER e interpretar diversos tipos de leitura, só assim chegaremos ao exercicio de cidadania!!!

André Felipe do Espírito Santo 3ºA

Anônimo disse...

Q bom este post gente...a prof me explicou tdo direitinho e agora compreendo q,é preciso q os alunos adquiram o hábito d leitura para conseguirem entender o q estão fazendo(no caso,o nosso jornal).temos q perceber q educação ambiental ñ é soh plantar,ucltivar e colher,é mto + q isso!e tod q esta sendo abordado no nosso blog é preciso,temos q conhecertdo á fundo,e ñ apenas aprender o básico é preciso obter conhecimento,durante toda a vida...bjus p/ todosss!!!!!!