domingo, 20 de setembro de 2009

Noite e dia, somos todos um!

Amanhã, para comemorar o Dia da Árvore, vamos participar do ENO - Dia do Plantio, que é uma campanha para conscientizar jovens de várias partes do mundo sobre as consequências das mudanças climáticas.
No ano passado este evento contou com a participação de estudantes de 2000 escolas em 122 países diferentes. Ao todo 300.000 árvores foram plantadas.
O mundo inteiro participa do plantio das árvores
O plantio das árvores acontece sempre ao meio-dia, horário local.
As primeiras árvores serão plantadas na Oceânia, de acordo com o movimento de rotação da terra (que é o movimento que a Terra faz ao girar em torno de seu próprio eixo)e o plantio continua na Ásia, África, Europa e nas Américas do Sul e Norte seguem plantando suas árvores. O evento termina com o plantio nas ilhas Samoa.
Ao longo do dia, o mundo dá um grande passo rumo a um estilo de vida mais sustentável.
O plantio das árvores não é um evento isolado. As árvores serão cuidadas e seu crescimento acompanhado. O plantio será registrado e as experiências compartilhadas.
Mais informações estão disponíveis no site do evento. ENO Tree Planting Day
Fonte : http://new.unep.org/

2 comentários:

Daniela Lima disse...

Olá!!! Ao avistar uma árvore, não podemos ver somente um ser vivo que tem raiz, caule, folhas, frutos (nem sempre) e semente, está concepção é muito minimalista mediante as relações ecológicas que cercam este organismo.
Devemos ver além, tudo que se agrega onde ela existe, que torna tudo mais complexo porém simples: a alimentação que ela fornece para outros seres vivos (flor, folha, fruto, sementes), os animais que a usam como abrigo, as folhas e frutos que caem no chão formando a serrapilheira, tornando solo fértil, servindo de abrigo e alimento para outros organismos. As raízes que seguram o solo, a copa que faz com que a água da chuva caia lentamente sendo absorvida como um esponja, enfim, são tantas interações que devemos observar para darmos o devido valor.
As árvores nã nós prejudicam, porque as espécies exóticas que competem de forma desigual com as nossas nativas causando alguns prejuízos ao solo, e a fauna, não chegaram até aqui pelo vento, ou porque algum animal fez a dispersão de sementes... mas sim, por mãos humanas que insiste em mudar o ambiente sem pensar nas consequências... infelizmente, semana passada tive que dar uma palestra dando meu parecer contrário há uma dessas espécies que devem ser substituídas da margem de um rio em Joinville, culpa das Ficus benjamina? não, incoerência de um governo e de alguém que vendeu as mudas para prefeitura, que defende a permanência delas, mas não se atreve a admitir que elas sairão diretamente de seu comércio por transações estranhas... não fiz post sobre esse dia, preferi aproveitar para ler outras opiniões e notícias boas como a sua.... fazia tempo que não aparecia por aqui!!!

Equipe Viver disse...

Olá Professora Rosa,
Muito bom receber seu contato. Parabéns pelo belissimo trabalho desenvolvido na Escola. Vamos utilizar algumas idéias e vou buscar seu apoio posteriormente. Coracy Coelho - Equipe Viver