sexta-feira, 26 de março de 2010

Consumo consciente da água

Estima-se que a principal disputa no planeta nos próximos 50 anos não será por petróleo, ouro ou carvão – mas por água. O alerta consta do relatório divulgado pela ONU no Dia Mundial da Água. Dentro de um cenário de crise, aumenta a briga pela posse e pelo uso desse recurso. A questão preocupa, porque a desigualdade e a escassez tendem a aumentar os conflitos. A semana da água foi comemorada na escola com algumas atividades, pois é muito importante que ações concretas em torno desta problemática ambiental aconteçam sempre na escola, e principalmente, depois de passado o dia internacional da água, torna-se necessária a reflexão deste tema nas mais diversas áreas, pois a questão da problemática da água é muito séria, comprometendo de forma irreversível toda a estrutura planetária.

No vídeo, Carta 2070 (que foi uma ótima escolha da Vice-Diretora Adriana Ortega), vê-se em alguns trechos que, apesar das incertezas, sabemos o suficiente para afirmar que a mudança climática é real e muito séria. A oficina de sabão foi um momento para conscientizar os alunos da importância de não jogar na pia o óleo usado nas frituras, pois além de entupir o encanamento das residências, a presença do óleo na rede de esgoto e nas estações de tratamento dificulta e encarece o tratamento de esgoto, contribuindo para gastos públicos mais altos e contas de água mais caras para o consumidor. Em regiões onde não há tratamento do esgoto, o impacto é ainda pior, pois o óleo vai parar diretamente nos rios.

Na prática, muita coisa pode ser feita no dia a dia para que o impacto de nossas ações no meio ambiente não seja agressivo, como economizar água tratada, utilizar menos detergente, reciclar o lixo, plantar árvores, respeitar o ciclo da água, consumir somente o necessário, denunciar as empresas que poluem e não adquirir seus produtos, denunciar ocupações clandestinas que estejam despejando esgoto e lixo nos mananciais e principalmente cobrar dos governantes a criação e cumprimento de leis que protejam a natureza. É preciso conscientizar as pessoas de novos hábitos e atitudes pois só assim conquistaremos um futuro sustentável.

2 comentários:

Aline Thais disse...

A oficina de sabão foi muito boa, eu não bati sabão, mas ajudei a professora tirar as fotos, observei o que os meninos estavam fazendo p aprender a fazer o sabão. Na minha casa minha mãe junta o oleo usado e não sabemos ao certo que destino dar, mas agora eu aprendi que dá pra fazer sabão!!

;)

Marcos Vinicius disse...

Eu fui junto com os alunos fazer sabão mas não me deixaram mexer o sabão, pq eu estava brincando e fazer sabão é perigoso, a soda caustica pode queimar e eu fiquei com medo de queimar a minha mao, mas os meninos usaram luvas p se proteger e não tinha luvas p mim. Mas foi tudo muito legal.

:@