segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Você sabia que a água é um recurso natural escasso e que cerca de 30% da população mundial não tem acesso à água tratada de boa qualidade?

Para comemorarmos o Dia Mundial da Água, reunimos os alunos para assistir o vídeo : Carta escrita em 2070, que relata os conflitos da falta da água em 2070.

Foi um momento descontraído para refletir sobre o uso consciente da água nas várias ações do dia-a-dia, como, por exemplo, quando você fecha a torneira ao escovar os dentes, ao se ensaboar no banho e ao lavar a louça, você está praticando um ato de consumo consciente que terá um impacto positivo sobre a sociedade porque ajudará a preservar a água.

Aproveitamos também para realizar mais uma oficina de sabão ecológico. Testamos uma nova receita enviada por um leitor do Blog, o Sr. Luiz Dias:


Sabão em pedra
6L óleo usado e coado
2L água fria
500g soda cáustica em escamas
30 g de óleo de eucalipto

Para preparar o sabão, o Sr. Luiz nos forneceu algumas dicas: depois de dissolver a soda na água, acrescentar o óleo de eucalipto(encontrado nos supermercados), em seguida despejar o óleo, mexendo sempre.

Para bater essa mistura é melhor usar uma dessas espátulas de fritura (como uma escumadeira) só que maior e mais larga, pois mexer com um pedaço de madeira é mais trabalhoso e demorado. Uma grande colher de pau ou "remo" também dá bons resultados.

O ponto de enformar é o mesmo de uma polenta grossa - a massa fica homogênea apesar de não ser tão lisa.
Rende 8 quilos de sabão em pedras. Aguardar 10 dias antes de usar para evaporar a soda excedente.

Esta receita também pode ser usada na fabricação do sabão em pó, após a secagem do sabão vamos dar sequencia à receita do sabão em pó.

Alerta: A soda cáustica deve ser manipulada com muito cuidado pois é um produto altamente corrosivo, por isso é sempre bom tomar o máximo de cuidado, usar luvas e máscara para não queimar as mãos ou outras partes do corpo.


Agradecemos ao Sr. Luiz Dias pela colaboração e aproveitamos para convidá-lo a conhecer a nossa escola.

16 comentários:

Alunos 8A disse...

Prof. adoramos participar da oficina, o sabão ficou ótimo!

Fernanda 1C disse...

Eu paro para pesar sempre como que vai ser o futuro dos meus filhos se até eu já estou ficando sedm água, mas as pessoas não pensam no assunto e no futuro. Eu sempre que vou lavar a louça paso sabão em tudo primeiro e depois tiro o sabão, quando vou tomar banho e lavar minha cabeça desligo o cheuveiro para passar shampoo e condicionador, e uso a água da máquina para lavar o quintal. As pessoas precisam parar de deestruir a terra e começar a preservar.

Tainara 1A disse...

A água é muito importante para nossa vida pis sem ela não vivemos. Ja imaginaram ficarmos sem água por 3 dias, o mundo vira um caos Muitas pessoas iam se desidratar , como iremos cozinhar, nos lavar, isos é só por 3 dias... imaginem...
Será um caos total.
Por isso, devemos cuidar do que é nosso, a agua é muito importante em nossa vida.

Douglas Alik disse...

A utilidade da água em um ambiente de má destribuição
Por Douglas Alik
A agua é um recurso precioso na sociedade captalista de hoje , bem digo,o mundo preciza da agua como precisa de ar .
O que tenho em mente é que seja feita a consientizãçãio por meio dos meios de cominicação geral no mundo do seculo 21 .
Chego a conclusão de que mesmo sendo apenas um individuo influente na sociedade < com a ajuda de pesoas comus como < podemos abrassar essa causa tâo importante e fazer a diferensa

Suelen Baena 1A disse...

a agua è um tesouro mundial, ela é muito importante na vida de todos os seres vivos, ela é uma riqueza e tenho certeza que sem ela não existiriam vida na terra. Mas infelizmente hoje em dia asp essoas não estão pensando muito na possibilidade de que a água nos venha faltar algum dia. Daí, o que vai ser de nós?

Josiane Aparecida 1A disse...

Podemos fazer muitas coisas para ser combatido o desperdício da água. Enquanto escovamos os dentes temos que fechar a torneira, pois a água estará sendo disperdiçada se estivermos com a torneira aberta.
Ao lavar a louça podemos ensaboar e fechar a torneira enquanto esaboamos e assim que terminarmos abrimos a torneira. Temos que pensar muito a respeito da água, pois ela é muito importante para nós " Devemos cuidar da água para que no futuro não nos falte"

Fernanda 1A disse...

Atualmente nosso dia a dia esta sendo alterado por climas quentes. Isso está nos afetando e a nossa saúde pq com a alteração temos que beber muita água e infelizmente não é isso que esta acontecendo. No Brasil temos um dos maiores reservatório de água doce do planeta, o aquífero Guarani, temos que preserva-lo pq futuramente será a nossa sobrevivência. Ha várias maneiras de economizar agua, uma delas é fechar sempre a torneira e não deixar pingando; Quando for escovar os dentes, feche a torneira e só ligue na hora q for necessário. Quando terminar de lavar a roupa reutilizar para lavar o quintal

Jaqueline 1A disse...

A água é muito importante de devemos preservá-la. Muitas familias ainda desperdiçam a agua enquanto outras necessitam. A mesma situação é na escola, enquanto muitos alunos preservam a agua, outros nem se importam. É preciso consciencia!!

Luiz Eduardo disse...

Há um tempo atras, éra tudo tranquilo, não precisava se preocupar com nada, mas com o passar dos anos, o dinheiro virou a cabeça do homem de vez. Na busca pela riqueza a maioria dos homens se esqueceram dos maiores bens deixado por Deus, dentre eles, está a agua que tem um papel fundamental para a vida na terra. Imagine sem agua para viver , tomar banho, alimentar se, lavar a roupa...
Tem um dia dedicado a agua, mas deviria ser todos os dias essa preocupação pelo maior tesouro existente na face da terra.

Uli 1A disse...

como todos sabemos, a agua é o bem mais precioso de nossas vidas. Por isso na tv ou em outros lugares o principal aviso é para economizarmos água.
Para não disperdiçar água é muito simples, alem do q vc já ta acostumado, é só pensar nas coisas que podem acontecer sem a água.

Alex Willian 8A disse...

Achei a atividade legal, faria de novo com muita alegria, faria em casa também. Nem todos colaboraram, mas a maioria colaborou.É muito bom fazer sabão.

Marcelo Augusto 8A disse...

Gostei muito de participar da atividade, fazer o sabão foi uma experiencia nova p mim, na minha casa ninguém faz sabão, mas juntamos o oleo de fritura e meu pai leva na empresa onde tem um posto de coleta. É muito importante fazer sabão e não poluir o meio ambiente com o oleo usado. Valeu

Lucas Gomes disse...

Ajudei a mexer o sabão, o cheiro não é muito bom,mas p massa ficar boa, é preciso aguentar e bater muito o sabão. Gostei muito de participar e se me convidarem eu vou de novo. Na minha casa a gente recolhe o oleo usado, mas não fazemos nada com ele, pois não sabia que dava p fazer sabão.
Gostei muito de tudo.
Valeu!!:)

Josiane disse...

Eu participei da fabricação do sabão e ainda ajudei a bater o sabão no balde. Fui a unica menina que participou, minhas amigas são muito frescas, não custa nada colaborar. Gostei muito de participar, contei p minha mae e ela disse que quer fazer também.

Gostei muito de tudo que aconteceu.

:)

Evaniele 8A disse...

Não participei da atividade pois achei o cheiro das misturas ruim, mas fiquei lá dando uma força, aprendi a fazer sabão, na minha casa minha mãe faz sabão e juntamos o oleo usado e não jogamos na rede de esgoto. Gostei muito de ver os alunos participando dessa oficina. Espero que tenha outras.

Pedro Rafael disse...

Eu participei da oficina e aprendi fazer sabão, bati o sabão por muito tempo, não cansei, mas é preciso bater muito p sabão ficar bom, o cheiro não é agradavel, mas vale a pena.