Como agir perante a previsão de severa escassez deste recurso natural tão essencial à vida na terra?
Que iniciativas são capazes de mudar os hábitos de consumo no Brasil e no mundo?
Hoje convivemos com a difícil tarefa de mudar nossa forma de nos relacionar com o planeta, pois vivenciamos as consequências de um uso indiscriminados dos recursos naturais a nossa disposição. Teremos de aprender a regular nossas ações não apenas em termos de nossas próprias necessidades, considerando as condições comunitárias e locais, como também refletir sobre as necessidades de todo o planeta.
Portanto, é necessário mudar nossa relação com o planeta e principalmente com a água, em particular, de forma a viabilizar os cuidados necessário, concretamente, nas ações cotidianas, manifestando nosso sentimento com aquilo que garante nossa existência no planeta, nossas interações com o meio ambiente, em sociedade.
Esses pontos sensíveis não estão alheios à Escola e para comemorar o Dia Mundial da Água vamos elaborar a Agenda 21 da água na Escola Dinorá, numa perspectiva de mudanças efetivas em relação ao uso sustentável da água.
7 comentários:
para reduzir o consumo de água, nós precisamos parar desperdiçar água, como por exemplo reutilizar água do banho, da roupa!!!!
Dia Internacional da água
22 de março de 2010
Para reduzir o consumo de água, devemos gastar somente o necessário e reutiliza-la.
Como lavar o quintal com água da chuva...
Consciência com que está acontecendo é a melhor forma de reduzir o consumo da água. Quando lavamos roupa, por exemplo, aproveitar a água para lavar o banheiro ou o quintal, é medida eficaz para combater o desperdício. Se todos colaborarem, a distribuição de água é mais justa.
A sociedade esta mal acostumada. Hoje vivemos com tanta mordomia que nem percebemos o mal que isso faz ao meio ambiente em relação à água. Devemos nos conscientizar que o planeta precisa de ajuda. Economizar água é fundamental para nossa sobrevivência e é isso que devemos fazer.
Como diz o autor Augusto Cury: " Mudar de planeta não é possível! Viver como hermitão isolado do mundo não adiantará, pois levaremos nossos problemas onde formos. Refugir-se no álcool e nas drogas, como muitos jovens fazem, só expande a miséria e destrói a vida. Se esconder, como muitos adultos atrás da conta bancária e do status social e fingir que nada está acontecendo, é fugir da relidade. Vivemos num mundo complicado. Mas não tente fugir dele. É nele que devemos nos realizar, ser feliz e saudáveis."
Devemos nos conscientizar de que a água é nosso maior tesouro e que devemos preservá-la. Deixando de gastar água desnecessáriamente, reutilizando toda água que não nos serve como a da roupa que já foi lavada ou água da chuva, diminuir o tempo no banho, não lavar calçadas e não deixar as torneiras abertas ou gotejando.
É preciso fazer campanhas para orientar os jovens, e educá-los. No dia a dia gastamos água sem ter necessidade, devemos reaproveitar a água do tanque para lavar a calçada, por exemplo. É preciso valorizar a água que temos.
Postar um comentário