quarta-feira, 10 de março de 2010

Agenda 21 da Água na Escola

O futuro da água no planeta é um tema que preocupa as pessoas.

Como agir perante a previsão de severa escassez deste recurso natural tão essencial à vida na terra?

Que iniciativas são capazes de mudar os hábitos de consumo no Brasil e no mundo?

Hoje convivemos com a difícil tarefa de mudar nossa forma de nos relacionar com o planeta, pois vivenciamos as consequências de um uso indiscriminados dos recursos naturais a nossa disposição. Teremos de aprender a regular nossas ações não apenas em termos de nossas próprias necessidades, considerando as condições comunitárias e locais, como também refletir sobre as necessidades de todo o planeta.

Portanto, é necessário mudar nossa relação com o planeta e principalmente com a água, em particular, de forma a viabilizar os cuidados necessário, concretamente, nas ações cotidianas, manifestando nosso sentimento com aquilo que garante nossa existência no planeta, nossas interações com o meio ambiente, em sociedade.

Esses pontos sensíveis não estão alheios à Escola e para comemorar o Dia Mundial da Água vamos elaborar a Agenda 21 da água na Escola Dinorá, numa perspectiva de mudanças efetivas em relação ao uso sustentável da água.

7 comentários:

Júlio 2ºA disse...

para reduzir o consumo de água, nós precisamos parar desperdiçar água, como por exemplo reutilizar água do banho, da roupa!!!!

Dia Internacional da água
22 de março de 2010

Kátia 2ºA disse...

Para reduzir o consumo de água, devemos gastar somente o necessário e reutiliza-la.
Como lavar o quintal com água da chuva...

Lizandra 2A - Escola Dinorá disse...

Consciência com que está acontecendo é a melhor forma de reduzir o consumo da água. Quando lavamos roupa, por exemplo, aproveitar a água para lavar o banheiro ou o quintal, é medida eficaz para combater o desperdício. Se todos colaborarem, a distribuição de água é mais justa.

Daniela 2A disse...

A sociedade esta mal acostumada. Hoje vivemos com tanta mordomia que nem percebemos o mal que isso faz ao meio ambiente em relação à água. Devemos nos conscientizar que o planeta precisa de ajuda. Economizar água é fundamental para nossa sobrevivência e é isso que devemos fazer.

Gabriela 2A disse...

Como diz o autor Augusto Cury: " Mudar de planeta não é possível! Viver como hermitão isolado do mundo não adiantará, pois levaremos nossos problemas onde formos. Refugir-se no álcool e nas drogas, como muitos jovens fazem, só expande a miséria e destrói a vida. Se esconder, como muitos adultos atrás da conta bancária e do status social e fingir que nada está acontecendo, é fugir da relidade. Vivemos num mundo complicado. Mas não tente fugir dele. É nele que devemos nos realizar, ser feliz e saudáveis."

Laís disse...

Devemos nos conscientizar de que a água é nosso maior tesouro e que devemos preservá-la. Deixando de gastar água desnecessáriamente, reutilizando toda água que não nos serve como a da roupa que já foi lavada ou água da chuva, diminuir o tempo no banho, não lavar calçadas e não deixar as torneiras abertas ou gotejando.

Ana Carolina 2A disse...

É preciso fazer campanhas para orientar os jovens, e educá-los. No dia a dia gastamos água sem ter necessidade, devemos reaproveitar a água do tanque para lavar a calçada, por exemplo. É preciso valorizar a água que temos.