domingo, 4 de abril de 2010

ENO TREE PLANTING DAY 2010

O Programa ENO convida escolas, crianças e grupos de pessoas para plantar árvores para um futuro mais sustentável. Nosso Dia de Plantar Árvore ENO ocorrerá globalmente em 150 países em 21 de Maio de 2010 ao meio dia. No mesmo dia vamos comemorar o Dia Internacional da Diversidade Biológica e o Ano da Biodiversidade 2010.
É um momento para refletir sobre nossas conquistas para proteger a biodiversidade do planeta e focar na urgência de nossos desafios para o futuro.
É hora de agir!
Vamos todos fazer nossa parte plantando árvores ao redor do mundo.
As primeiras árvores serão plantadas ao meio dia na Oceania. Seguindo o sol, novas árvores serão plantadas na Ásia, Europa e África. Finalmente, esta corrente alcançará as Américas. A Terra gira e em cada lugar novas árvores terão encontrado seu chão.
ENO Environment Online é uma rede virtual global de escolas para o desenvolvimento sustentável. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem em suas localidades e na rede mundial e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o meio ambiente. Cerca de 5000 escolas em 150 países estão participando dessas atividades. O programa ENO começou há 10 anos e é sediado na Finlândia.

COMO PARTICIPAR??
- Primeiro registre sua escola/grupo, até 14 de Maio de 2010 no site: http://www.enotreeday.net/ (Todo participante receberá um certificado).
- É importante você registrar seu evento no site para montagem de um painel internacional dos participantes.
– Depois do evento, deixe uma mensagem no site incluindo: - nome da escola ou grupo, cidade, estado e país, número de participantes e uma foto do evento. - Envie sua foto e mensagem para o seguinte endereço: photosamerica@enoprogramme.org


Sugestões para o Dia de plantar árvores ENO

1. Escolha árvores nativas, típicas para seu clima e região, encontre um lugar apropriado para as árvores que vão ser plantadas e cave os buracos com antecedência.
2. Escolha os alunos (as pessoas) irão plantar essas árvores.
3. Convide pessoas da comunidade para plantar árvores junto com vocês.
4. Escolha um aluno que fará um discurso rápido ( veja sugestão abaixo).
5. Escolha os alunos que irão tirar fotos e fazer uma reportagem durante a ocasião. (É importante registrar essas atividades na escola).
6. Convide outras escolas, a mídia local e procure envolver as pessoas da comunidade. Escolha alguém para um breve discurso sobre a importância da biodiversidade do planeta.
7. Você pode fazer um mapa-múndi com os países envolvidos no Dia ENO de plantar árvores.
8. Na hora do plantio, além do discurso, os alunos podem representar uma peça, cantar uma música ou realizar alguma atividade para reforçar a importância desse dia.
9. Reúna o grupo ao redor de uma das árvores plantadas para uma foto que será enviada para montagem do painel internacional dos participantes.

Sugestão de discurso para o dia do plantio
O lugar onde a gente vive é importante para nós. Não apenas localmente, mas em todos os cantos do mundo.
Hoje é o momento para focar nossa atenção na Biodiversidade do planeta. Este evento é feito por muitas escolas ao redor do mundo. Nós plantamos árvores hoje com nossos amigos no Norte, Sul, Leste e Oeste. As primeiras árvores foram plantadas na Oceania e, seguindo o sol, mais árvores são plantadas na Ásia, Europa e África. E, finalmente plantamos nossas árvores no chão das Américas.
Como hoje é o Dia da Biodiversidade do planeta, nós desejamos crescer com nossas árvores rumo a um futuro sustentável.

Qualquer dúvida, entre em contato:
Rosa Maria Sousa Santos Coordenadora ENO Brasil Rosa.Sousant@enoprogramme.org , rosasousant@gmail.com tel +55 12 8116 1259 CONHEÇA AS ATIVIDADES ENO NO BRASIL AQUI

3 comentários:

Mimirabolante disse...

obrigada pela visita e conte comigo!!!!!

Thiago disse...

Olá Rosa, sou Thiago do Minas Ambiente, irei resolver o problema sobre os comentarios, posso pegar essa postagem e divulgar no meu blog?
Obrigado!

Thiago

Rute Beserra disse...

Olá Rosa, obrigada pelo convite. Levei seu convite para a escola.
Beijinhos a vc