terça-feira, 6 de abril de 2010

Lixo, uma responsabilidade de todos nós

imagem: Corbis

Se você pensa que o efeito do consumismo diz respeito apenas a sua própria vida, se engana, o planeta inteiro é afetado. Vivemos um momento de consumismo tão grande que não há sistema de coleta que dê conta do volume de lixo produzido. É claro que não é somente o lixo domiciliar que pesa. Existe o lixo produzido pelas indústrias, pelos diversos setores de serviços, e existe o entulho que vem das construções e reformas. Mas o lixo domiciliar, este tem a ver conosco e por ele somos responsáveis. É uma questão de consciência.
Cada um deve fazer a sua parte para melhorar um pouco a vida de todos. E por tratar-se de uma questão coletiva depois que sai das nossas casas, o lixo requer o empenho de vários órgãos públicos.
Para superarmos esse desafio, será necessário avanço tecnológico e uma profunda revisão nos padrões de consumo que almejamos. Um padrão que só será possível com um consumo consciente dos seus impactos sobre a sociedade e meio ambiente, um consumo consciente das limitações do planeta.

O Guia Pedagógico do Lixo é uma publicação para professores que queiram desenvolver projetos de educação ambiental com enfoque nas questões do lixo.

Download da publicação AQUI

5 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Bom dia, Rosa.
bela iniciativa. Vou participar também e angariar seguidores.
Quando ao post, o lixo é responsabilidae de cada um de nós mesmo. Quem planta lixo, colhe inundações.
Estou por aqui.
beijo grande.
saudações Educacionais !

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Linda foto de abertura do Blog. Eu sou apaixonada pela natureza, aliás a começar pelo meu nome.
belíssima imagem. Eu amo as árvores. Lindo. Gostei.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Eu trabalhei muitoas anos numa ONG ambiental aqui no Rio de janeiro. Pena que ela acabou depois de tanto tempo de militância. Dava aulas para os alunos em projetos ambientais.

Brasil Desnudo disse...

Bom dia Rosa!!
Toda e qualquer iniciativa para evitaros transtornos causados pelo o acumulo de lixos nas grandes cidades é válido.
Mas vou ressaltar um fato curioso, onde a população mais informada, também desinformada não sabe, que:
1- Muitas cidades, como por exemplo SP e Rio de Janeiro, onde existe a coleta seletiva do lixo domiciliar... Os Orgãos competentes por recolher esse lixo, na maioria deles, ao coletar, colocam nos caminhões todo o lixo. Seja ele reciclavél ou não.
Isso torna o trabalho formiguinha "Aquele que nós, domiciliares fazemos durante o dia a dia", mas que na verdade, nossos governantes, sem nenhuma estrutura para fazer a coleta de forma racional e inteligente, se importa.
Inteligente como?
Não temos, no caso os Governos, em principal, às Prefeituras, as quais são de sua responsabilidade fazer essa coleta, o instrumento principal, que é a Usina recicladora. Daí quando se coleta o lixo nas portas dos domicílios, acaba se tornando inútil todo o trabalho que nós fazemos em nossas casas.
As leis existem!
Mas nossos governantes não dão a mínima importância à elas.
Você já imaginou quantos mil postos de trabalhos seriam criados, se cada prefeitura, hoje aproximadamente 5700 em todo país, criasse uma Usina para reciclar só lixo domiciliar?
Ainda mais?
Imagina você, se todo o gás gerado por esse lixo, fosse aproveitado na própria Usina?
Pense nisso!!!

Marcio RJ

Bomdia comjesus disse...

Tenho preparado compostagem e leio q: resíduos fecais de caninos,gorduras e carnes de animais ñ devem ser colocados. Achei interessante o teu blog pq é bem prático, simples e barato. Tenho + - 6.00m x 1.00m. rodeando a casa e gosto de plantar. Parabéns!!!