sábado, 10 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde

A celebração foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1950 para marcar a data da fundação (07/04/1948) e anualmente é lançado um tema–chave para chamar a atenção sobre determinado aspecto do enfoque à Saúde. O Tema em 2010 é “Urbanização e Saúde”, destacando o efeito da urbanização sobre a saúde coletiva.
Em São José dos Campos, o dia vai ser comemorado neste sábado, das 8h às 13h. As atividades serão realizadas no Parque da Cidade Roberto Burle Marx. A programação terá início com uma caminhada e até às 13h o público terá acesso às informações sobre saúde (postura, amamentação, conservação alimentar, higiene bucal, etc) e segurança nas ruas.
Além disso, os participantes poderão fazer o teste para verificar a dependência do tabagismo, quick massagem e serviço de podologia. O evento também terá apresentações de dança e música, exposições de fotografia e equipamentos para trekking, entre outras atividades.
A “IV Mostra de Boas Práticas para um Estilo de Vida Fisicamente Ativo e Saudável” também fará parte do evento. O objetivo da exposição é oferecer um ambiente para a interação das pessoas e mostrar alternativas de atividades que podem ser incorporadas no cotidiano, além de sensibilizar a população sobre os benefícios da atividade física e da prática de uma alimentação saudável.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 70% da população mundial encontra-se em estado de sedentarismo que, aliado aos hábitos alimentares inadequados, resulta no atual excesso de peso. No Brasil, a última pesquisa nutricional realizada pela OMS identificou excesso de peso corporal (ou seja, o Índice de Massa Corporal maior ou igual a 25) em cerca de 40% dos indivíduos acima dos 21 anos de idade.
Fonte:
Prefeitura de São José dos Campos

Nenhum comentário: