domingo, 18 de abril de 2010

Dia do livro infantil

O Dia do Livro Infantil é uma homenagem à data de nascimento do escritor Monteiro Lobato. José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882 e faleceu na cidade de São Paulo no dia 4 de julho de 1948.
Aquarela feita por Monteiro Lobato
Monteiro Lobato começou sua carreira de escritor muito jovem, escrevendo histórias e contos para os jornaizinhos das escolas onde estudou em sua cidade natal. Depois de adulto, ele escreveu vários livros de literatura infantil, juvenil e adulta, e também artigos para revistas e jornais.

Você já leu alguma história escrita por Monteiro Lobato? Já assistiu a algum episódio, na televisão, de " O Sítio do Picapau Amarelo"?

Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, o Jeca Tatu, nos mostrou personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê e ainda, através da sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira.

Monteiro Lobato morreu em 4 de Julho de 1948, aos 66 anos de idade e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou seu nascimento como a data oficial da literatura infanto-juvenil.


Fonte:
Projeto Temático - Unicamp - Projeto desenvolvido por equipe de pesquisadores vinculados à Unicamp junto ao Fundo Monteiro Lobato com o objetivo de disponibilizar documentos e informações relativos ao autor de Urupês, bem como divulgar ensaios e estudos resultantes de pesquisas sobre ele.

Nenhum comentário: